Pagou o IPVA e o documento do carro não está disponível? Saiba o que fazer

Desde que a CNH e o CRLV ganharam versões digitais, há relatos de problemas para gerar os documentos pelo app Carteira de Trânsito Digital. O caso mais recente é no Rio Grande do Sul, onde é grande o número de proprietários de veículos que não conseguem emitir a versão de 2022 dos documentos, mesmo após o pagamento do IPVA e do licenciamento.

No estado, quem pagou as taxas ainda em 2021 só teve a emissão das novas versões liberada após o início de 2022. Porém, muitos relatam que, mesmo assim, o app não atualiza os documentos, constando apenas as versões de 2021.

A orientação do Detran-RS é que os usuários reiniciem ou reinstalem o aplicativo. Se o problema persistir, o mais provável é que ainda haja alguma pendência na liberação do licenciamento e, nesse caso, o motorista deve procurar esclarecimentos nos seguintes canais:

O presidente da autarquia, Ênio Bacci, admitiu que estão ocorrendo instabilidades no aplicativo, que é administrado no estado pela Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul), mas que os reparos já foram solicitados pelo Detran.

Bacci ressalta, no entanto, que até junho e julho deste ano a versão de 2021 dos documentos ainda estará valendo. Para veículos com placa terminando em 1, 2, 3, 4 e 5 o licenciamento vence em junho e para os demais vence em julho.

Problemas em outros estados

Proprietários de veículos de outros estados também relatam demora na atualização dos documentos no app Carteira digital de Trânsito. No ano passado, por exemplo, muitos motoristas do Rio de Janeiro passaram por esse problema.

À época, o Detran-RJ esclareceu que a liberação dos novos documentos é automática, ocorrendo normalmente dentro de 10 dias úteis, mas que o processo, em alguns casos, estava demorando mais, devido ao alto volume de motoristas que migraram para a versão digital.

O Ministério da Infraestrutura orienta que os proprietários que passarem por esse tipo de problema entrem em contato com o Serpro, responsável pelo aplicativo, ou, ainda, com o Detran do seu estado, para verificar se não há pendências no pagamento do IPVA ou licenciamento.

IPVA 2022 RS

O IPVA 2022 no Rio Grande do Sul oferece uma série de descontos. Quem antecipou o pagamento em 2021 garantiu um desconto de 10% e ainda ficou de fora do reajuste na UPF (Unidade de Padrão Fiscal), que foi de 10,42%.

Os pagamentos posteriores já consideram esse reajuste, mas podem ter os seguintes descontos:

  • 10% na cota única ou na parcela pagas em janeiro
  • 6% na cota única ou na parcela pagas em fevereiro
  • 3% na cota única ou na parcela pagas em março

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.