IPVA 2022 terá parcelamento em até seis vezes no Rio Grande do Sul

Na última sexta-feira, 10, o governador do Estado do Rio Grande do Sul (RS) divulgou o calendário de vencimentos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. As novidades para os contribuintes no próximo ano são várias e, entre elas está a oportunidade de parcelar o valor total do tributo em até seis vezes sem juros. 

publicidade
IPVA 2022 terá parcelamento em até seis vezes no Rio Grande do Sul
IPVA 2022 terá parcelamento em até seis vezes no Rio Grande do Sul. (Imagem: FDR)

Além do mais, o proprietário de veículo que optar pelo pagamento da cota única será contemplado por um desconto na margem de 34,63% sobre o valor total do IPVA.

Os interessados em adiantar o pagamento dos débitos, já podem escolher o modelo mais viável a partir do dia 15 de dezembro, próxima quarta-feira.

publicidade

Os contribuintes que conseguirem quitar o tributo até o dia 30 deste mês, terão um desconto de 10%. 

Eles também não incorrerão na variação da UPF/RS, que deve permanecer em 10%, resultando em uma redução aproximada de 20%. Existe a possibilidade de o benefício ser ainda mais vantajoso para os proprietários de veículos que obtiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.

Em contrapartida, quem preferir pagar o IPVA nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2022 não fica de fora da concessão de descontos. 

O IPVA pago até o dia 31 de janeiro ganhará um desconto de 10%. Quem quitar o tributo até o dia 25 de fevereiro terá direito a 6% de desconto. Enquanto isso, aqueles que preferirem efetuar o pagamento até o dia 31 de março, serão amparados por uma redução de 3% sobre o valor total do imposto.

É importante explicar que nestas três circunstâncias mencionadas, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF. 

Conforme mencionado, os descontos de bom cidadão e bom motorista também estarão disponíveis para quem optar pagar o tributo no ano que vem. Se o condutor se enquadrar nestes requisitos, o desconto máximo será de 28% em janeiro; 24,8% em fevereiro e 22,4% em março. 

publicidade

Em contrapartida, se o pagamento for parcelado, o proprietário do veículo irá adquirir o respectivo desconto nos parcelas dos meses de janeiro, fevereiro e março, desde que opte oficialmente pelo parcelamento até o mês que vem.

Mas não para por aí, outras condições de pagamento ainda estarão disponíveis para o contribuinte. Uma novidade para 2022 é a possibilidade de pagar o IPVA não somente nos primeiros três meses do ano, mas em até seis vezes. 

Esta alternativa foi pensada com o propósito de permitir que o contribuinte possa se planejar com calma e ter uma folga prolongada no orçamento, tendo em vista que, neste caso, o último pagamento será em junho.

publicidade

O parcelamento do IPVA em até seis vezes não terá nenhum acréscimo de juros, desde que a adesão por este modelo seja oficializada até o dia 31 de janeiro de 2022. As mensalidades de janeiro, fevereiro e março terão os descontos de: 10%, 6% e 3%, respectivamente.

Nota-se que as alíquotas do IPVA de 2022 permanecem inalteradas, sendo 3% para automóveis e camionetes, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetes para locação. 

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Calendário do IPVA de 2022 no Rio Grande do Sul 

Os contribuintes que não optarem pela antecipação ou parcelamento do IPVA, devem pagar o tributo na data de vencimento de acordo com o dígito final da placa do veículo, cujo vencimento está previsto para abril. Observe a seguir:

publicidade
  • 1: 25/04/2022;
  • 2: 25/04/2022;
  • 3: 26/04/2022;
  • 4: 26/04/2022;
  • 5: 27:04/2022;
  • 6: 27/04/2022;
  • 7: 28/04/2022;
  • 8: 28/04/2022;
  • 9: 29/04/2022;
  • 0: 29/04/2022.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.