IPVA 2022: Contribuintes de SP ainda podem pagar tributo com desconto; veja como

População de São Paulo tem acesso a descontos no pagamento do IPVA. Começou oficialmente o calendário do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, desse modo, os cidadãos devem ficar atentos as possibilidades de redução da tarifa. Nesse ano, há reajustes de até 9%. Acompanhe.

IPVA 2022: Contribuintes de SP ainda podem pagar tributo com desconto; veja como (Imagem: FDR)
IPVA 2022: Contribuintes de SP ainda podem pagar tributo com desconto; veja como (Imagem: FDR)

O IPVA funciona como um tributo anual, destinado para todos os cidadãos que proprietários de veículos automotores. Seu calendário e descontos varia de acordo com o Detran de cada Estado. Para quem reside em São Paulo, a cota única já está em funcionamento.

Pagamento do IPVA SP

Esse ano, o cidadão pode optar pela cota única, que significa o pagamento total do imposto, durante o mês de janeiro. Além disso, há a possibilidade de parcelamento em até cinco vezes. Aqueles com um veículo zero, têm direito há um desconto de 3%.

É válido ressaltar que aqueles que optaram pelo parcelamento devem quitar o primeiro boleto em fevereiro e não terão reajustes. A cobrança já foi iniciada no dia 10 de janeiro pela cota única, concedendo uma redução de 9%.

Lista de descontos e prazos de pagamento do IPVA SP

  • Cota única em janeiro com desconto de 9%, de acordo com o final de placa;
  • Cota única em fevereiro com desconto de 5%, de acordo com o final de placa;
  • Parcelamento em 5 vezes, de fevereiro a junho, com 5% de desconto, de acordo com o final de placa.

Alíquotas

Com relação às alíquotas, os veículos novos e usados não tiveram alteração. Isso implica dizer que há uma taxação de 4% para os carros de passeio e 2% para caminhonetes cabine simples. Já os veículos de locadoras, registrados em São Paulo, estão com uma alíquota reduzida de 4% para 1%.

Esse ano, o governo de São Paulo espera arrecadar aproximadamente R$ 21,8 bilhões com o imposto. Para calcular essa estimativa, a Sefaz levou em consideração o total de veículos em circulação no estado.

Há cerca de 17,8 milhões veículos sujeitos ao recolhimento do imposto e os outros 7,5 milhões estão isentos. Dentre eles, foram contabilizados aqueles com mais de 20 anos de fabricação, taxistas, Pessoas com Deficiência e veículos oficiais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.