Open Finance completa 1 ano: o que jĆ” foi feito e o que vem por aĆ­?

Pontos-chave
  • Open Finance terĆ” etapa de consolidaĆ§Ć£o em 2022
  • Opem Finance disponibiliza mais opƧƵes para a experiĆŖncia dos clientes
  • Grande desafio para o ĆŖxito do Open Finance Ć© a barreira cultural da populaĆ§Ć£o

O Open Finance Ć© a etapa que vem apĆ³s a consolidaĆ§Ć£o do Open Banking no Brasil, plataforma tecnolĆ³gica que irĆ” conectar todo o sistema financeiro. Desta forma, Open Banking e Open Finance sĆ£o complementares para que a revoluĆ§Ć£o no sistema bancĆ”rio aconteƧa.Ā 

AtravĆ©s deste sistema, os clientes passam a ter a posse de seus dados bancĆ”rios podendo os compartilhar com qualquer instituiĆ§Ć£o que desejar, podendo escolher ainda quais dados quer que seja compartilhado.Ā 

O Opem Finance tambĆ©m disponibiliza mais opƧƵes para a experiĆŖncia dos clientes e novas oportunidades para as empresas do sistema financeiro, ao reunir todos os produtos bancĆ”rios tradicionais, como crĆ©dito e conta corrente.Ā 

A partir dele, o fluxo de dados serĆ” levado para alĆ©m de bancos e fintechs, comĀ  a entrada de instituiƧƵes como seguradoras e corretoras de investimentos, cĆ¢mbio e previdĆŖncia tambĆ©m no processo. Neste novo mundo de oportunidades, Ć© esperado que os consumidores tenha acesso a melhores preƧos e serviƧos personalizados.

Com tanta inovaĆ§Ć£o e novas possibilidades de compartilhamento de dados, a tendĆŖncia Ć© que cada vez mais os meios de pagamento passem a fazer parte de outras plataformas. Os aplicativos de delivery ou transporte, onde por exemplo, o cliente poderĆ” optar por diversas opƧƵes de pagamento, nĆ£o somente o cartĆ£o de crĆ©dito ou dĆ©bito.

Cliente sempre no foco

ā€œCom o Open Finance, a experiĆŖncia do cliente serĆ” aprimorada com a oferta personalizada de soluƧƵes, agilidade para mudanƧas, assertividade nas decisƵes, novos produtos e, ainda, mais seguranƧa para as transaƧƵesā€, disse Peterson Santos, CEO da Trio, plataforma de tecnologia para Open Data.

O foco no cliente Ć© tĆ£o grande que, em todo o processo de tecnologia da informaĆ§Ć£o, a experiĆŖncia do cliente estĆ” entre as grandes preocupaƧƵes do Banco Central. Uma prova Ć© que o grupo de UX (user experience) foi o primeiro a ser concebido dentro da autorregulaĆ§Ć£o do Open Banking.

Fica a cargo destes grupos os estudos sobre os requisitos e recomendaƧƵes de jornada, e ainda todas as telas que as pessoas irĆ£o interagir, como apps, website, caixas, entre outros.

ā€œO objetivo Ć© o mĆ”ximo de seguranƧa e o mĆ­nimo de fricĆ§Ć£o para aumentar a adesĆ£o da populaĆ§Ć£o. TambĆ©m sĆ£o estabelecidas camadas de seguranƧa, seguindo a Lei Geral de ProteĆ§Ć£o de Dados Pessoais (LGPD), e mensagens nas telas que reforcem ao cliente exatamente o que estĆ” compartilhando, para quais instituiƧƵes e para quais objetivos. Sem falar na possibilidade de revogar o consentimento a qualquer momentoā€, disse Gustavo Bresler, gerente de estratĆ©gia da Quanto, plataforma de Open Banking, ao Consumidor Moderno.

O que esperar de 2022

Se o Ćŗltimo ano ficou para a histĆ³ria por conta da revoluĆ§Ć£o bancĆ”ria, 2022 serĆ” o ano da consolidaĆ§Ć£o e construĆ§Ć£o do Open Finance no paĆ­s.Ā 

ā€œPodemos esperar para 2022 a criaĆ§Ć£o de serviƧos financeiros mais acessĆ­veis e mais personalizados Ć s necessidades dos clientes. O que Ć© o primeiro passo de uma modernizaĆ§Ć£o que coloca o paĆ­s na vanguarda global do uso de dados para alĆ©m do sistema financeiroā€, complementou Gustavo.

O Banco Central informou que toda a implementaĆ§Ć£o do Open Banking no Brasil contarĆ” com o maior escopo do planeta.

DesafiosĀ enfrentados

Segundo os especialistas, o grande desafio para o ĆŖxito do Open Finance Ć© a barreira cultural da populaĆ§Ć£o. Peterson afirma que isto acontece pois os brasileiros ainda estĆ£o na fase de adaptaĆ§Ć£o de uso da tecnologia no setor financeiro.Ā 

Alguns levantamentos confirmam esta idĆ©ia de distanciamento da inovaĆ§Ć£o. Segundo umĀ levantamento do Ipec, encomendada pelo C6 Bank, entre maio de 2021, a poucas semanas do comeƧo da implementaĆ§Ć£o do Open Banking, 56% dos entrevistados com acesso Ć  internet nĆ£o conheciam a tecnologia.

Para tentar mudar isto, o BC e as entidades que reĆŗnem instituiƧƵes financeiras vem trabalhando para que o Open Finance seja cada vez mais conhecido. ā€œĆ€ medida que o conceito for traduzido em soluƧƵes concretas e as fases da implementaĆ§Ć£o do Open Banking no paĆ­s avanƧarem, a resistĆŖncia Ć  novidade deve diminuirā€, disse Maxnaun Gutierrez, head de produtos e pessoa fĆ­sica do C6 Bank.