- Open Finance terĆ” etapa de consolidaĆ§Ć£o em 2022
- Opem Finance disponibiliza mais opƧƵes para a experiĆŖncia dos clientes
- Grande desafio para o ĆŖxito do Open Finance Ć© a barreira cultural da populaĆ§Ć£o
O Open Finance Ć© a etapa que vem apĆ³s a consolidaĆ§Ć£o do Open Banking no Brasil, plataforma tecnolĆ³gica que irĆ” conectar todo o sistema financeiro. Desta forma, Open Banking e Open Finance sĆ£o complementares para que a revoluĆ§Ć£o no sistema bancĆ”rio aconteƧa.Ā
AtravĆ©s deste sistema, os clientes passam a ter a posse de seus dados bancĆ”rios podendo os compartilhar com qualquer instituiĆ§Ć£o que desejar, podendo escolher ainda quais dados quer que seja compartilhado.Ā
O Opem Finance tambĆ©m disponibiliza mais opƧƵes para a experiĆŖncia dos clientes e novas oportunidades para as empresas do sistema financeiro, ao reunir todos os produtos bancĆ”rios tradicionais, como crĆ©dito e conta corrente.Ā
A partir dele, o fluxo de dados serĆ” levado para alĆ©m de bancos e fintechs, comĀ a entrada de instituiƧƵes como seguradoras e corretoras de investimentos, cĆ¢mbio e previdĆŖncia tambĆ©m no processo. Neste novo mundo de oportunidades, Ć© esperado que os consumidores tenha acesso a melhores preƧos e serviƧos personalizados.
Com tanta inovaĆ§Ć£o e novas possibilidades de compartilhamento de dados, a tendĆŖncia Ć© que cada vez mais os meios de pagamento passem a fazer parte de outras plataformas. Os aplicativos de delivery ou transporte, onde por exemplo, o cliente poderĆ” optar por diversas opƧƵes de pagamento, nĆ£o somente o cartĆ£o de crĆ©dito ou dĆ©bito.
Cliente sempre no foco
āCom o Open Finance, a experiĆŖncia do cliente serĆ” aprimorada com a oferta personalizada de soluƧƵes, agilidade para mudanƧas, assertividade nas decisƵes, novos produtos e, ainda, mais seguranƧa para as transaƧƵesā, disse Peterson Santos, CEO da Trio, plataforma de tecnologia para Open Data.
O foco no cliente Ć© tĆ£o grande que, em todo o processo de tecnologia da informaĆ§Ć£o, a experiĆŖncia do cliente estĆ” entre as grandes preocupaƧƵes do Banco Central. Uma prova Ć© que o grupo de UX (user experience) foi o primeiro a ser concebido dentro da autorregulaĆ§Ć£o do Open Banking.
Fica a cargo destes grupos os estudos sobre os requisitos e recomendaƧƵes de jornada, e ainda todas as telas que as pessoas irĆ£o interagir, como apps, website, caixas, entre outros.
āO objetivo Ć© o mĆ”ximo de seguranƧa e o mĆnimo de fricĆ§Ć£o para aumentar a adesĆ£o da populaĆ§Ć£o. TambĆ©m sĆ£o estabelecidas camadas de seguranƧa, seguindo a Lei Geral de ProteĆ§Ć£o de Dados Pessoais (LGPD), e mensagens nas telas que reforcem ao cliente exatamente o que estĆ” compartilhando, para quais instituiƧƵes e para quais objetivos. Sem falar na possibilidade de revogar o consentimento a qualquer momentoā, disse Gustavo Bresler, gerente de estratĆ©gia da Quanto, plataforma de Open Banking, ao Consumidor Moderno.
O que esperar de 2022
Se o Ćŗltimo ano ficou para a histĆ³ria por conta da revoluĆ§Ć£o bancĆ”ria, 2022 serĆ” o ano da consolidaĆ§Ć£o e construĆ§Ć£o do Open Finance no paĆs.Ā
āPodemos esperar para 2022 a criaĆ§Ć£o de serviƧos financeiros mais acessĆveis e mais personalizados Ć s necessidades dos clientes. O que Ć© o primeiro passo de uma modernizaĆ§Ć£o que coloca o paĆs na vanguarda global do uso de dados para alĆ©m do sistema financeiroā, complementou Gustavo.
O Banco Central informou que toda a implementaĆ§Ć£o do Open Banking no Brasil contarĆ” com o maior escopo do planeta.
DesafiosĀ enfrentados
Segundo os especialistas, o grande desafio para o ĆŖxito do Open Finance Ć© a barreira cultural da populaĆ§Ć£o. Peterson afirma que isto acontece pois os brasileiros ainda estĆ£o na fase de adaptaĆ§Ć£o de uso da tecnologia no setor financeiro.Ā
Alguns levantamentos confirmam esta idĆ©ia de distanciamento da inovaĆ§Ć£o. Segundo umĀ levantamento do Ipec, encomendada pelo C6 Bank, entre maio de 2021, a poucas semanas do comeƧo da implementaĆ§Ć£o do Open Banking, 56% dos entrevistados com acesso Ć internet nĆ£o conheciam a tecnologia.
Para tentar mudar isto, o BC e as entidades que reĆŗnem instituiƧƵes financeiras vem trabalhando para que o Open Finance seja cada vez mais conhecido. āĆ medida que o conceito for traduzido em soluƧƵes concretas e as fases da implementaĆ§Ć£o do Open Banking no paĆs avanƧarem, a resistĆŖncia Ć novidade deve diminuirā, disse Maxnaun Gutierrez, head de produtos e pessoa fĆsica do C6 Bank.