Conta de luz ficará mais barata para mais pobres em fevereiro; confira como solicitar

Famílias que participam da Tarifa Social de Energia Elétrica continuarão a pagar mais barato na conta de luz no mês de fevereiro. A bandeira verde, vigente nos meses de dezembro e janeiro para esse grupo, foi prorrogada para o próximo mês, garantindo R$ 1,87 a menos para cada 100 kWh (quilowatts-hora).

A medida foi tomada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) devido à melhoria na situação dos reservatórios após as chuvas dos últimos meses. Para fevereiro, a previsão é de que o nível dos reservatórios continue aumentando na maioria das regiões.

Os consumidores que não são contemplados com a Tarifa Social continuarão com a bandeira de Escassez Hídrica, criada para compensar o maior custo de geração de energia nos períodos em que os reservatórios estão em níveis baixos. Essa bandeira deve ser mantida até abril e significa mais R$ 14,20 por quilowatt-hora na conta de luz.

Como solicitar a redução na conta de luz

Como dissemos acima, a bandeira verde, que reduz o preço das contas de luz, será concedida para famílias que participam da Tarifa Social de Energia Elétrica. Logo, quem já é inscrito nesse programa será beneficiado automaticamente com a redução.

No início deste mês, a Aneel anunciou uma mudança no programa, que permitiria a inclusão de 11,3 milhões de famílias, expandindo, assim, para mais de 23 milhões de famílias atendidas.

A partir de agora, o cadastramento dos beneficiários é feito automaticamente, através do cruzamento de dados entre as distribuidoras de energia e o Ministério da Cidadania.

Para ter direito à Tarifa Social é preciso cumprir os seguintes requisitos:

As famílias cadastradas no BPC ou no CadÚnico, que atendam aos critérios estabelecidos e estejam com o cadastro atualizado, serão contempladas automaticamente com a redução na conta de luz.

Uma forma de acessar o benefício é fazendo o cadastramento no CadÚnico, através do CRAS ou outro órgão competente no seu município.

 

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile