O Banco Central divulgou o ranking dos bancos que possuem mais reclamações no final do ano de 2021, mostrando novas necessidades e demonstrando a sua adaptabilidade e gerenciamento amplo.
O ranking de reclamações foi aprimorado e agora, ele é formado a partir das demandas do público registradas em seus canais de atendimento, conforme informações divulgadas pela instituição em seu site oficial.
Lista
Veja o ranking de bancos
- C6 BANK (conglomerado)
- BMG (conglomerado)
- BTG PACTUAL/BANCO PAN (conglomerado)
- INTER (conglomerado)
- BRADESCO (conglomerado)
- SANTANDER (conglomerado)
- MERCADO CRÉDITO (conglomerado)
- ORIGINAL (conglomerado)
- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (conglomerado)
- PAGBANK-PAGSEGURO (conglomerado)
- BB (conglomerado)
- ITAU (conglomerado)
- VOTORANTIM (conglomerado)
- NUBANK (conglomerado)
- MIDWAY S.A. – CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO
Otimização de fluxos e adaptações
O BC está em busca de uma forma de inovar e otimizar seus fluxos por diversas vertentes. Por conta disso, as mudanças no seu Ranking de Reclamações busca atender a necessidade de amparar todas as instituições de pagamentos que são autorizadas pelo próprio Banco Central do Brasil (BCB).
A primeira mudança é a inclusão das instituições de pagamento (IPs) autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB) entre os participantes do Ranking, que já contava com bancos e financeiras.
Aprimoramento do Ranking
Com essa mudança, as instituições de pagamento (IPs) têm se tornado cada vez mais relevantes no mercado, tanto em termos de produtos e serviços ofertados, quanto em razão do aumento crescente de sua base de clientes e das reclamações recebidas pela instituição.
Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) informa que a outra novidade é o aprimoramento dos grupos do Ranking. O grupo “Top 10” foi alterado para “Top 15”, passando a incluir as 15 maiores instituições em número de clientes.
Bancos menores
Já no ranking dos bancos, financeiras e instituições de pagamento menores, a liderança de reclamações no quarto trimestre de 2021 é de Parati Crédito (índice de 16.699,13).
Logo em seguida aparecem Master (952,93) e Banco Digimais (444,90).
Reclamações mais frequentes
Dentre as reclamações mais frequentes estão “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, cerca de 2.185 reclamações.
Também aparecem queixas ligadas a “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito, foram cerca de 1.515 reclamações.