Governador do Acre assina decreto para criação do Programa CNH Social; saiba mais

O governo do Acre, Gladson Cameli, lançou oficialmente na última segunda-feira (24), o Programa CNH Social. A ação é em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) e  o evento aconteceu no Palácio Rio Branco.

Governador do Acre assina decreto para criação do Programa CNH Social; saiba mais
Governador do Acre assina decreto para criação do Programa CNH Social; saiba mais (Imagem: montagem/FDR)

O Programa CNH Social do Acre irá oferecer 2001 vagas para a população de baixa renda que reside no estado. Os selecionados terão a oportunidade de obter a primeira habilitação, mudar ou adicionar categoria de forma totalmente gratuita.

O governado estadual irá investir R$ 3 milhões no Programa CNH Social, a fim de estimular a inclusão social e a cidadania. O programa tem como princípio ajudar os mais pobres a ingressar no mercado de trabalho.

O edital do Programa CNH Social do Acre será publicado no dia 15 de fevereiro. Após isso, a próxima fase será o processo de inscrições. De acordo com o que já se sabe poderão se inscrever os candidatos que residem no estado e que esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais.

Além disso, a inscrição deve estar ativa há, pelo menos, seis meses. Por fim, como regra geral para a obtenção da CNH é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos e saber ler e escrever. No edital serão informadas as demais etapas do programa.

Os contemplados serão isentos de todas as taxas, como a inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e psicológico.

Também serão oferecidos gratuitamente: curso teórico de legislação de trânsito, aulas práticas de direção e até três retestes. Além disso, os candidatos que possuem deficiência e que serão selecionados serão isentos do pagamento do exame toxicológico e junta médica, exigidos para a categoria profissional.

Serão três modalidades: estudantil, urbana e rural. Porém, os candidatos só podem se inscrever em uma modalidade do programa. A estudantil é destinada as pessoas de 18 a 25 anos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública.

As modalidades urbana e rural são destinadas, respectivamente, os moradores da área urbana e rural. Em todos os casos, os candidatos não podem ter praticado, nos últimos 12 meses, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.