Dinheiro de volta! BC devolve valores de contas inativas; veja como receber

Foi lançado nesta segunda-feira, 24, pelo Banco Central (BC) um novo recurso online em seu sistema Registrato. O objetivo é que os cidadãos brasileiros que possuem dinheiro a ser restituído pelos bancos, possam consultar os valores disponíveis e fazer a solicitação para recebê-los.

O Registrato já é um portal conhecido, criado pelo Banco Central. O sistema permite que por meio de login o correntista confira o que há em seu CPF com conta ativa ou inativa. E ainda, possa consultar os créditos abertos em seu nome.

Agora, com essa nova ferramenta disponibilizada pelo BC, ao fazer login o cidadão também vai conseguir verificar se existe saldo a ser resgatado em seu nome.

Os valores a serem restituídos podem ser de contas que foram fechadas, ou em caso de cobranças indevidas feito pelo banco ao cidadão. De acordo com o Banco Central existem pelo menos R$ 8 bilhões a serem resgatados.

Inicialmente, foi decretada a primeira fase onde serão disponibilizados R$ 3,9 bilhões em recursos. Esse valor é referente a:

Mais tarde, em uma outra fase com previsão de acontecer também nesse ano, serão liberados os recursos relativos a:

Conta Digital PagBank: Vale a pena abrir conta? Veja benefícios, taxas e cartão

Como consultar saldo de contas inativas no Banco Central?

Todo o processo está sendo feito online, como forma de facilitar o acesso do cidadão ao valor que lhe é de direito. Para consultar o saldo de contas inativas e das demais situações, basta seguir o passo:

Além do PIX, ao disponibilizar seus dados de contato a própria instituição pode informar como vai devolver o dinheiro ao cidadão.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile