Dinheiro de volta! BC devolve valores de contas inativas; veja como receber

Foi lançado nesta segunda-feira, 24, pelo Banco Central (BC) um novo recurso online em seu sistema Registrato. O objetivo é que os cidadãos brasileiros que possuem dinheiro a ser restituído pelos bancos, possam consultar os valores disponíveis e fazer a solicitação para recebê-los.

O Registrato já é um portal conhecido, criado pelo Banco Central. O sistema permite que por meio de login o correntista confira o que há em seu CPF com conta ativa ou inativa. E ainda, possa consultar os créditos abertos em seu nome.

Agora, com essa nova ferramenta disponibilizada pelo BC, ao fazer login o cidadão também vai conseguir verificar se existe saldo a ser resgatado em seu nome.

Os valores a serem restituídos podem ser de contas que foram fechadas, ou em caso de cobranças indevidas feito pelo banco ao cidadão. De acordo com o Banco Central existem pelo menos R$ 8 bilhões a serem resgatados.

Inicialmente, foi decretada a primeira fase onde serão disponibilizados R$ 3,9 bilhões em recursos. Esse valor é referente a:

  • contas encerradas com saldo disponível;
  • tarifas e parcelas de cobradas indevidamente (previstas em termo de compromisso com o BC);
  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
  • recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Mais tarde, em uma outra fase com previsão de acontecer também nesse ano, serão liberados os recursos relativos a:

  • tarifas e parcelas cobradas indevidamente (previstas ou não em termo te compromisso);
  • contas em instituições de pagamento ou corretoras de investimento encerradas com saldo disponível;
  • demais situações que dão direito a devolução de valores.

Como consultar saldo de contas inativas no Banco Central?

Todo o processo está sendo feito online, como forma de facilitar o acesso do cidadão ao valor que lhe é de direito. Para consultar o saldo de contas inativas e das demais situações, basta seguir o passo:

  • Acesse o sistema Registrato;
  • Faça login com os dados do Gov.br ou do Banco Central;
  • Procure por “Restituição de contas inativas” e consulte o valor disponível;
  • Escolha como prefere receber o valor, por PIX ou em outras funções.

Além do PIX, ao disponibilizar seus dados de contato a própria instituição pode informar como vai devolver o dinheiro ao cidadão.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.