Corretoras lançam fundo de investimentos focado no metaverso; saiba como investir

Nesta segunda-feira (24), as corretoras XP e Rico anunciaram o lançamento de um fundo de investimentos focado no metaverso, o ecossistema de realidade virtual. Chamado de Trend Metaverso, a aplicação é direcionada para o público geral. O produto tem aporte inicial de R$ 100.

Corretoras lançam fundo de investimentos focado no metaverso; saiba como investir
Corretoras lançam fundo de investimentos focado no metaverso; saiba como investir (Imagem: Montagem/FDR)

O fundo de investimento replica o índice da Bloomberg, que reúne 30 ações internacionais de empresas de tecnologia — como Apple, Microsoft e Meta (ex-Facebook).

Dentre os setores que integram o índice replicado pelo fundo, estão empresas das áreas de internet, serviços de mídia, conteúdo e entretenimento, tecnologias para software, hardware, entre outras.

A maior parte das companhias são dos Estados Unidos. No entanto, ainda existem empresas presentes em outras localidades. O índice é reconstituído trimestralmente, e rebalanceado mensalmente.

O especialista de investimentos temáticos e alternativos da XP Inc., Henrique Sana, declara que se trata de um produto presente em um mercado com capacidade de faturamento acima de US$ 800 bilhões em 2024. As estimativas são da Bloomberg.

Ele explica que o fundo oferecerá “exposição a este investimento temático de ações internacionais e contará com a credibilidade, transparência e expertise do time da Bloomberg Inteligence e Bloomberg Índices”.

Na avaliação de Sana, “o fundo privilegia a diversificação global e setorial para selecionar os melhores ativos, ou seja, as empresas globais que estão na vanguarda da tendência do metaverso — da produção de games de realidade aumentada ao mercado de ativos digitais, como criptomoedas”.

Conforme ele, “o metaverso aponta para uma dinâmica cada vez mais presente: a confluência entre os mundos real e digital”. Neste sentido, ele declara que o fundo lançado permite ao investidor apostar nessa tendência.

Como investir no fundo de investimentos focado no metaverso

Qualquer pessoa pode investir no fundo Trend Metaverso. O produto possui proteção cambial contra a viração do dólar ante o real. A aplicação tem taxa de administração de 0,75% ao ano, e não possui taxa de performance.

Para investir em fundos, de modo geral, o interessado deve procurar por corretoras de valores e bancos que distribuam o produto de interesse. Com a conta aprovada, a pessoa deve transferir os valores que pretende aplicar nos fundos. Desse modo, conforme a estratégia pessoa, será possível investir.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.