Receita abre consulta ao lote residual do IR 2021; confira

Foi aberta nesta segunda-feira, 24, a consulta ao lote residual do Imposto de Renda (IR). O procedimento trata-se dos contribuintes que caíram na malha fina no decorrer dos últimos anos, mas que já se regularizaram perante a Receita Federal. 

Receita abre consulta ao lote residual do IR 2021; saiba como consultar
Receita abre consulta ao lote residual do IR 2021; confira. (Imagem: FDR)

Ainda assim, os 240 mil contribuintes que caíram na malha fina podem fazer a consulta ao lote residual do IR a partir de hoje. Não é preciso se preocupar, pois as restituições serão pagas diretamente na conta bancária mencionada na Declaração do Imposto de Renda através de depósito ou transferência. 

A estimativa é para que um total de R$ 281 milhões sejam distribuídos entre os contribuintes por meio do lote residual do IR. Deste total, R$ 96 milhões serão destinados a 43.306 contribuintes com prioridade legal, aqueles com mais de 60 anos de idade, portadores de alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, bem como aqueles cuja fonte de renda superior seja o magistério.

Mas não para por aí, também serão contemplados outros 197.438 contribuintes que, apesar de não integrarem o grupo prioritário, entregaram a declaração do IR até o dia 16 de janeiro deste ano. Em caso de dúvidas, basta fazer a consulta na página da Receita Federal clicando no menu “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição” e pronto. 

Caso qualquer pendência na declaração do IR seja identificada, basta fazer a retificação por meio da correção das informações incorretas. Vale mencionar que a Receita Federal também possui um aplicativo compatível a tablets e smartphones dos modelos Android e iOS.

Ambas as alternativas têm o intuito de ampliar e agilizar a consulta referente à liberação dos lotes residuais, bem como a situação cadastral de inscrição do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Se por alguma razão a restituição do IR não foi debitada na conta bancária do contribuinte, basta se dirigir à agência do Banco do Brasil mais próxima para efetuar o resgate.

Nesta circunstância, o contribuinte é contemplado com a possibilidade de reagendar o crédito dos valores de modo simples e rápido ao acessar o Portal BB pelo seguinte link: www.bb.com.br. Se preferir, também é possível entrar em contato através da Central de Relacionamento BB pelos seguintes telefones:

  • 4004-0001 – capitais;
  • 0800 729 0001 – demais localidades;
  • 088 – exclusivo para deficientes auditivos. 

No entanto, é preciso se atentar, pois se o resgate da restituição do IR não for realizado dentro do prazo máximo de um ano, a solicitação deverá ser feita através do e-CAC, portal hospedado no site da Receita Federal. Nele, será preciso seguir este passo a passo;

  • Declarações e Demonstrativos;
  • Meu Imposto de Renda;
  • Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.