Após INSS, governo altera contribuição previdenciária dos seus servidores

Depois do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ter alterado a tabela de contribuição previdenciária, agora o governo federal também refez as ordens de pagamento dos seus servidores públicos federais. A portaria foi publicada na última quinta-feira (20), e já começou a valer.

A ordem estava presente no Diário Oficial da União (DOU), e assim como o INSS usou como referência a atualização de 10,16% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2021.

Atualmente, existem mais de 584 mil servidores públicos federais ativos na União. É justamente esse público que deve contribuir mensalmente para garantir mais tarde seus benefícios previdenciários.

Nova tabela de contribuição previdenciária do servidor público

De acordo com a nova ordem, e considerando o acumulado da inflação, serão alterados os salários para aplicação de cada alíquota. Perceba as mudanças relativas aos anos de 2021 a 2022:

Como fica o salário do servidor?

É simples, a partir da próxima folha de pagamento o salário do servidor já virá com os descontos previdenciários atualizados. Perceba que nada muda em relação as alíquotas, elas continuam indo de 11% a 22%, o que foi alterado foi a faixa de renda.

Por ordem, os descontos são progressivos, logo a quantia a ser recolhida vai depender do quanto o cidadão ganha. Considerando, por exemplo, apenas a parte do salário que se enquadra em cada faixa de contribuição.

É como se o salário do servidor público fosse “fatiado”, e para cada quantia será aplicada uma faixa de alíquota. Tudo é detalhado no holerite e pode ser consultado no site da Previdência do estado em que o cidadão atua.

De acordo com uma nova tabela produzida pelo professor de Planejamento Tributário do Ibmec-RJ, Paulo Henrique Pêgas, ao jornal Extra, as mudanças nos salários ficarão assim:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile