Venda de kits solares não para de crescer; o investimento vale a pena?

A venda de kits solares segue crescendo em meio à alta da energia. Muitos interessados ainda se perguntam se investimento vale a pena.

É o que revela também o resultado da Win, a distribuidora de equipamentos fotovoltaicos do Grupo All Nations concluiu o ano de 2021 com um crescimento de 300% na venda de kits solares usados em residências e empresas. 

A meta é de que as vendas sejam triplicadas no ano de 2022 em comparação com 2021.

Mercado de energia solar

Ao longo dos últimos anos, o mercado livre de energia e a instalação das usinas de pequeno porte proporcionaram o aumento do número de pessoas adeptas ao uso de energia solar em todo Brasil. 

De acordo com dados trazidos pela Absolar, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o número de adeptos da energia solar já ultrapassa 1 milhão e é composto em sua maioria por residências. São 76,6% de residências, 13,4% são comércios e serviços, 7,6% correspondem a produtores rurais, 2,1% de indústrias, o poder público 0,3%, outros tipos de serviços públicos com mais 0,3% e 0,01% de iluminação pública.

O investimento vale a pena

Um dos principais pontos quando se fala em energia solar é o fato de ser uma fonte de energia limpa, ou seja, que possui menor impacto ambiental. Dia a dia a crise hídrica se agrava em todo o mundo e cada vez mais se faz necessário o aumento da tomada de consciência ecológica de consumidores que passam a investir na fonte renovável de energia.

 Além do quesito ambiental, a energia solar garante também maior economia financeira apesar do investimento inicial considerado caro para a grande maioria das pessoas.

O custo da instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico irá depender de diversos fatores, sendo o principal o tamanho e a complexidade da instalação, visto que algumas edificações precisam de adaptações que alavancam os gastos.

Hoje, um sistema de menor tamanho custa aproximadamente R$ 13.000,00, um valor alto, mas que resulta na diminuição de até 90% na conta de energia.

Outra vantagem de adotar o kit solar como fonte de energia é que o sistema possui uma durabilidade que varia entre 20 e 25 anos. Por ter grande durabilidade se torna vantajoso já que o investimento feito é recuperado em cinco anos. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.