PIS/PASEP 2022: confira quem irá receber os 2 saques liberados pela Caixa

Excepcionalmente em 2022, os trabalhadores formais terão direito a receber o PIS/PASEP acumulado. O pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal (CEF) equivalente aos anos de 2020 e 2021. 

PIS/PASEP 2022: confira quem irá receber os 2 saques liberados pela Caixa
PIS/PASEP 2022: confira quem irá receber os 2 saques liberados pela Caixa. (Imagem: FDR)

É importante lembrar que o pagamento retroativo do PIS/PASEP é resultado da decisão do Governo Federal em suspender temporariamente o pagamento do abono salarial referente ao segundo semestre de 2020. Na época, a medida foi necessária para custear o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

O BEm foi a maneira encontrada para estimular as empresas a prezarem pela manutenção dos postos de trabalho e, por consequência, evitar o desemprego em massa. Portanto, terão direito a receber o PIS/PASEP neste ano os trabalhadores que:

PIS/Pasep 2022: Consultar Datas, Valor e Pagamentos do Abono Salarial

Vale destacar que o pagamento do PIS/PASEP é gradativo, ou seja, é liberada uma determinada quantia a cada mês trabalhado. Desta forma, após um ano de serviço formal, é possível receber o valor total de R$ 1.212. Veja a seguir a simulação com base na estimativa de salário mínimo para 2022:

Para conferir as informações que irão conceder o direito ao benefício, o trabalhador pode seguir uma das seguintes maneiras: 

PIS (empresa privada)

Pasep (setor público)

 A consulta pode ser feita via telefone da central de atendimentos do Banco do Brasil:

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile