Bolsa de valores para as crianças? Banco Digital pretende lançar ‘home broker kids’

O banco Inter lançou em 2020, a Conta Kids, voltada para crianças e adolescentes e que recentemente bateu a marca de 1 milhão de usuários. Agora o banco deseja incentivar a entrada dos jovens no mercado financeiro lançando um “home broker kids”.

Priscila Salles, executiva de marketing do Inter, disse que a Conta Kids é um serviço gratuito e digital para menores de idade. Os serviços oferecidos vão desde cartão de débito, PIX e pagamento de contas, e ainda é possível realizar investimentos.

“O cliente pode fazer movimentações bancárias por meio do cartão de débito, transferências via Pix, TED e pagamento de contas, mas temos também uma jornada digital pra área de investimentos. Ainda não temos um ‘home broker’ (que é uma plataforma de negociação de ativos do mercado financeiro) voltado para crianças, mas queremos liberar isso em breve, claro que em concordância com o mercado, com a B3 e etc”, disse ela ao Valor Investe.

Da mesma maneira que é feita na conta dos adultos, os pequenos que acessam a aba de investimentos devem fazer o teste de suitability, para saber qual é o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado.

Priscila diz ainda que por enquanto o teste aplicado nas crianças é o mesmo que para os adultos, porém, a idéia é que tanto o teste como também outras ferramentas, sejam adaptadas para este púbico em breve. Salles acrescenta ainda que grande parte dos clientes da conta Kids que fazem investimentos no banco tem o perfil conservador.

“Normalmente, e quase que naturalmente, as crianças passam a ter mais acesso a produtos de renda fixa do que de variável. Na plataforma tem os produtos do Inter e de outros bancos da prateleira, como LCIs, CDBs, etc. Eles também têm acesso a fundos de investimentos e colocamos as informações desses produtos de forma muito legível para o cliente”.

Por fim, a executiva assegura que o Inter não deixa os clientes com poucas informações a respeito do mundo dos investimentos. Para ajudar os usuários é disponibilizado uma séria de vídeos e demais conteúdos que explicam o funcionamento de cada produto, como investir, entre outras coisas.

“Hoje temos alguns vídeos específicos direcionados para os kids e outros direcionados para adultos. Mas o nosso objetivo no Inter é tentar deixar os conteúdos o mais simples e claro possível para todos, para que todo mundo consiga entender”, disse.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.