IPTU 2022: guias para pagamento parcelado em BH começam a ser emitidas amanhã (21)

Quem optar por pagar o IPTU 2022 de Belo Horizonte de forma parcelada poderá emitir as guias de pagamento a partir de amanhã (21). O procedimento pode ser feito pelo site da prefeitura, no app PBH, pelo Decort-BH e em agências dos Correios. Nesse último caso, será cobrada uma taxa de R$ 2,60.

Neste ano, as guias de pagamento parcelado não será mais enviadas para as residências dos contribuintes. Esse serviço ficou reservado apenas para as guias de pagamento antecipado, que foram entregues nas duas primeiras semanas do mês.

O contribuinte poderá pagar o IPTU 2022 de Belo Horizonte em 11 vezes, sem desconto. O vencimento da primeira parcela será no dia 15 de fevereiro e as demais parcelas vencem no dia 15 ou no dia útil seguinte. Veja abaixo o calendário com as datas exatas.

Calendário do IPTU 2022 em Belo Horizonte

20/01: Vencimento do pagamento antecipado

15/02: Vencimento primeira parcela

15/03: Vencimento segunda parcela

15/04: Vencimento terceira parcela

16/05: Vencimento quarta parcela

15/06: Vencimento quinta parcela

15/07: Vencimento sexta parcela

16/08: Vencimento sétima parcela

15/09: Vencimento oitava parcela

17/10: Vencimento nona parcela

16/11: Vencimento décima parcela

15/12: Vencimento décima primeira parcela

Pagamento com desconto de 10% termina hoje

Quem optou por fazer o pagamento integral à vista ou antecipar pelo menos as duas primeiras parcelas tem até hoje (20) para quitar as guias, que foram enviadas à residência dos contribuintes nas duas primeiras semanas do mês. Também é possível emitir as guias para essa modalidade através do site da prefeitura, app PBH, Decort-BH e agências dos Correios.

A prefeitura oferece 10% de desconto sobre o valor pago, que deve ser de pelo menos duas parcelas do IPTU.

Qual o valor do IPTU 2022?

Em 2022, o IPTU de Belo Horizonte será 10,42% mais caro, reajuste que corresponde à inflação do ano passado. O valor das alíquotas não foi alterado:

  • Imóveis residenciais: 0,6% a 1%
  • Imóveis não residenciais: 1,2% a 1,6%
  • Imóveis não edificados: 1% a 3%

Como pedir revisão do valor?

Os pedidos de revisão podem ser feitos até 2 de fevereiro pelo site ou app da prefeitura. Os pedidos presenciais devem ser feitos no BH Resolve, após agendamento.

Quem tem direito à isenção?

A prefeitura de Belo Horizonte oferece isenção total do IPTU para algumas categorias de imóveis. Veja aqui a lista completa.

Além disso, é oferecido desconto de 30% para quem participa do programa BH Nota 10, mas é preciso estar atento ao prazo de cadastramento, normalmente até o fim de novembro de cada ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.