Gasolina ou Etanol? Pesquisa mostra qual combustível está mais vantajoso em todos os estados

Ao longo dos últimos meses, o preço dos combustíveis tem pesado no bolso dos brasileiros. Ao considerar entre gasolina ou etanol, descubra qual combustível está mais vantajoso. O levantamento foi realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e compilado pelo AE-Taxas.

Gasolina ou Etanol? Pesquisa mostra qual combustível está mais vantajoso em todos os estados
Gasolina ou Etanol? Pesquisa mostra qual combustível está mais vantajoso em todos os estados (Imagem: Montagem/FDR)

No ano passado, os combustíveis foram um dos principais ‘vilões’ da inflação do país, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em média, os combustíveis para veículos elevaram 49,02% em 2021. Estes, inclusive, foram os grandes responsáveis pelo aumento médio de 21,03% nos custos com transportes no ano.

Dentre todos os itens que mais subiram no ano passado, o etanol ocupou a primeira posição — com alta de 62,23%. A gasolina, por sua vez, foi o quinto item com a maior alta. Neste caso, subida foi de 47,49%.

Apesar do cenário adverso no ano passado, os valores destes combustíveis registraram leve queda no início deste ano.

Nos 13 primeiros dias de 2022, segundo a Ticket Log, o preço médio da gasolina, cobrado nos postos brasileiros, foi de R$ 6,828. Isso representa uma queda de 0,89% em comparação a dezembro de 2021.

O etanol encerrou os primeiros dias deste ano a R$ 5,758. Em relação ao mês passado, houve uma queda de 0,36% no preço.

Gasolina ou etanol? Qual combustível está mais vantajoso

Na semana de 9 a 15 de janeiro, o levantamento da ANP aponta que a gasolina foi mais competitiva que o etanol — em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Os critérios compreendem que, para ser considerado vantajoso, o etanol de cana ou de milho — por contar com menor poder calorífico — precisaria ter um valor limite de 70% da gasolina nos postos.

Nos postos pesquisados pela Agência, em média, o etanol está com paridade em 76,36% ante o derivado de petróleo.

Dentre todos os estados brasileiros, apenas dois possuem a paridade abaixo de 75%. São estes: Mato Grosso (71,51%) e Goiás (71,93%). No caso de São Paulo, que é o maior consumidor e produtor do biocombustível, conta com paridade em 76,81%.

Por outro lado, Amapá tem o litro do etanol mais caro do que o da gasolina. Neste estado, a paridade do etanol é de 101,72%.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.