BMG antecipa saque aniversário do FGTS em 10 vezes; saiba como funciona

O saque aniversário do FGTS é a mais recente modalidade implementada pela Caixa Econômica Federal (CEF). Ele permite que o trabalhador retire anualmente uma parte do saldo depositado do Funde de Garantia por Tempo de Serviço, e agora, o banco BMG possibilita aos clientes anteciparem até 10 parcelas do benefício.

BMG antecipa saque aniversário do FGTS em 10 vezes; saiba como funciona
BMG antecipa saque aniversário do FGTS em 10 vezes; saiba como funciona. (Imagem: FDR)

A iniciativa do BMG tem como vantagem as taxas de juros reduzidas proporcionalmente, de acordo com a quantidade de parcelas antecipadas pelo saque aniversário do FGTS. Assim, é possível pagar taxas de 1,99% ao mês quando o contrato for de seis parcelas; taxas de 1,92% ao mês para operações entre sete a nove anos e de 1,89% ao mês para antecipações de 10 anos.

Na oportunidade, o BMG explica que todo o processo para contratar a antecipação do saque aniversário do FGTS é inteiramente digital, e que se a transação for aprovada, o dinheiro é depositado na conta do cliente dentro do prazo de até um dia útil após o pedido. No entanto, existem algumas regras que devem ser respeitadas para conseguir o benefício.

A primeira delas é ser elegível ao Fundo de Garantia, para isso, basta possuir saldo nas contas ativas e inativas do FGTS, ter o CPF regular perante a Receita Federal e cumprir determinadas exigências de segurança, como a comprovação de idade e capacidade civil. Mas antes de mais nada, para assegurar que a transação seja bem sucedida, é preciso ter a certeza de que você está apto a este modelo de saque.

Isso porque, o formato tradicional de saque do FGTS é o de rescisão, que permite a retirada integral dos valores depositados na conta ativa caso o trabalhador seja demitido sem justa causa. Quem tiver interesse em passar a se beneficiar do saque aniversário do FGTS precisa fazer o download do aplicativo do FGTS, fazer login com a conta vinculada à Caixa e selecionar a opção “Saque Aniversário”. 

E não para por aí, logo em seguida, é essencial que o trabalhador selecione a opção que autoriza a consulta de saldo da conta do FGTS por outros bancos. Assim, as instituições financeiras que promoverem iniciativas de antecipação do benefício a um prazo maior do que aquele concedido pela Caixa, podem verificar as condições do seu cliente, como na circunstância do banco BMG. 

Ao efetivar a escolha por este modelo de saque, é preciso permanecer vinculado a ele durante o período mínimo de 24 meses. No entanto, é preciso estar ciente de que ao optar pelo saque aniversário do FGTS, o trabalhador fica impedido de efetuar o saque integral mesmo se for demitido sem justa causa durante este período. Por outro lado, permanece tendo direito ao recebimento da multa rescisória de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia.

No que compete à antecipação promovida pelo banco BMG, efetivado o contrato, o cliente não precisa se preocupar, pois o valor das parcelas anuais é descontado diretamente do saldo do FGTS no mês de aniversário do cliente. Portanto, ele não precisa se preocupar em pagar boletos, realizar transferências ou recorrer a qualquer outro meio de pagamento. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.