Com a chegada das vacinas contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos na quinta-feira (13), estados e municípios já começam a planejar o cronograma de imunização para o novo público. Porém, devido às incertezas sobre a distribuição das doses pelo Ministério da Saúde, apenas as primeiras datas do calendário foram definidas.
O primeiro lote de vacinas da Pfizer/Biontech, com 1,24 milhão de doses, chegou ao Brasil na madrugada de ontem e começa a ser distribuído para os estados hoje. Até março, espera-se que sejam entregues 20 milhões de doses, o suficiente para imunizar completamente metade da população entre 5 e 11 anos.
Começo da vacinação em estados e municípios
Duas cidades anunciaram que começariam a vacinação nesta sexta. Em Maricá, na zona metropolitana do Rio de Janeiro, a aplicação começará pelas crianças de aldeias indígenas, e amanhã serão atendidas crianças portadoras de deficiência e com comorbidade.
Em Salvador, onde será exigida autorização por escrito dos pais, associações de crianças com deficiência serão atendidas hoje e amanhã inicia-se a vacinação do público com 11 anos.
Em Minas Gerais e no Espírito Santo a expectativa é que a campanha seja iniciada no sábado. No caso de Minas, as cidades da região metropolitana de Belo Horizonte devem ser atendidas primeiro.
A maioria dos estados, no entanto, deve começar a vacinar as crianças contra a Covid-19 apenas na próxima semana. No domingo (16), deve ser a vez do Distrito Federal e de João Pessoa, na Paraíba. Na segunda (17), Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Piauí darão o pontapé inicial.
No caso do Rio, meninas de 11 anos serão vacinadas no primeiro dia, meninos com a mesma idade na terça (18) e na quarta será feita uma repescagem para todos da faixa etária.
O Rio Grande do Sul só deve iniciar a vacinação de crianças na quarta-feira (19), atendendo aquelas com comorbidade. Em seguida, devem ser vacinadas as que residem com pessoas em grupo de risco e só depois a campanha segue por idade, de forma regressiva.
As datas em outros estados e municípios e os calendários completos devem ser divulgados nos próximos dias.
Primeiras crianças vacinadas
Na capital paulista, onde já se definiu que a vacinação começa pela faixa etária de 11 anos, foi realizada hoje uma cerimônia com a presença do governador João Dória. Nela, as primeiras crianças brasileiras receberam o imunizante da Pfizer, a começar por Davi Seremramiwe, um indígena Xavante de 8 anos.