Programa ‘Norte Conectado’ levará internet para comunidades sem conexão; conheça

No final da última semana, o Governo Federal inaugurou o programa ‘Norte Conectado’. Através da “infovia 00”, a iniciativa tem o propósito de ampliar a infraestrutura de telecomunicações desta região do país. 

Na ocasião, foi feita uma visita técnica para acompanhar o lançamento do projeto de instalação de cabos de fibra ótica desde o município de Macapá, no Amapá (AP) até Santarém, no Pará (PA). A ação visa levar internet de alta qualidade e velocidade às comunidades da região que ainda sofrem com a falta deste serviço que já se tornou básico e essencial. 

No entanto, as linhas disponibilizadas pelo programa ‘Norte Conectado’ não se limitam aos municípios mencionados, eles também irão abranger várias outras cidades paraenses, como Alemquer, Almeirim e Monte Alegre. A estimativa é para que, aproximadamente, um milhão de pessoas sejam amparadas pelas linhas de fibra ótica na região Norte do Brasil.

Vale mencionar que a instalação vai muito além de simples pontos de acesso para o Wi-Fi gratuito nas praças destes municípios. A internet em alta velocidade também chegará a 86 instituições de ensino, saúde e segurança pública. Deste total, 14 estão situadas em Macapá e outras 72 em quatro cidades paraenses.

É importante explicar que o lançamento subfluvial da rede acontece normalmente no mês de janeiro, por ser a época do ano em que o leito do rio fica mais propício a este tipo de serviço. Desta forma, facilita o transporte dos cabos com o auxílio de uma balsa para, posteriormente, serem erguidos por guindastes e fixados em uma estrutura que terá a responsabilidade de colocá-los no leito dos rios. 

Ao todo, 770 quilômetros de cabos serão lançados com a iniciativa do programa ‘Norte Conectado’. Desta forma, os cabos de fibra ótica serão ligados à linha de energia elétrica de Tucuruí, no Amapá, bem como ao linhão da Eletronorte em Santarém. Este serviço terá um custo estimado em R$ 94 milhões, cuja previsão de conclusão para implantação da fibra ótica é até o final do mês de março. 

A implantação da Infovia 00 consiste na primeira etapa que compõe o Programa Amazônia Integrada Sustentável, direcionado à implantação da rede de transporte de fibra ótica de alta capacidade ao longo dos rios da Região Amazônica e de redes metropolitanas nos municípios conectados à rede de transporte.

Ao considerar os leitos dos rios de toda a Amazônia, o programa ‘Norte Conectado’ será responsável por implantar mais de 12 mil quilômetros de fibra ótica. Assim, 58 municípios de seis estados da região (Acres, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima) serão atendidos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.