Inflação assustou? Partido quer convocar presidente do Bacen para dar explicações

Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara, redigiu um requerimento com o objetivo de convocar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a dar explicações sobre o motivo da inflação do último ano ter sido duas vezes maior que a meta de 3,75% para o ano determinada pelo próprio BC. O índice oficial de preços, IPCA, medido pelo IBGE, fechou em 10,06% em 2021, batendo o maior patamar desde 2015.

Foi pedido por Reginaldo, ao presidente da Câmara Arthur Lira, que uma sessão plenária seja transformada em Comissão Geral “com a finalidade de debater os resultados negativos dos índices oficiais de inflação apurados no ano de 2021, as razões para o descumprimento das metas primárias de inflação no período e as projeções sobre a futura política monetária sob a responsabilidade do Banco Central do Brasil para conter a inflação ao longo do ano de 2022”. 

A solicitação tem a assinatura da bancada federal do PT e a coautoria está aberta para que seja assinada por deputados de outros partidos. 

Fatores que influenciaram a inflação em 2021

Em decorrência da escassez de chuvas, a safra da cana de açúcar puxou os preços do etanol (62,23%) e do açúcar refinado (47,87%). O preço do café também foi impactado pela seca (50,24%).

Outros combustíveis, juntamente com o etanol, também elevaram a inflação. A gasolina ficou 47,49% mais cara e o preço do óleo diesel cresceu 46,04%. Os combustíveis ficaram, em média, 49,02% mais caros no último ano.

Uma questão relevante é que o preço dos combustíveis acabam refletindo em outros produtos através do transporte, criando um efeito cascata.

A energia elétrica é outro ponto importante que impacta a inflação, uma vez que ela integra a produção de uma grande variedade de itens. A conta de energia cresceu 21,21%  em 2021.

O IPCA também é composto do gás de cozinha, que se tornou o grande vilão do ano. O botijão de gás de 15 quilos teve o preço aumentado em 36,99% e o gás encanado 28,49%. Como forma de ajudar a população que vive em extrema pobreza, o governo federal e de alguns estados criaram um vale gás para a compra do botijão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.