UFRGS confirma vestibular 2022 presencial; veja datas das provas

As provas do vestibular 2022 da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) serão aplicadas presencialmente. A previsão é para os dias 12 e 13 de fevereiro. A universidade anunciou a decisão na última quarta-feira (12).

A decisão sobre o vestibular 2022 foi tomada depois de uma reunião com a Comissão Permanente de Seleção (Coperse) e o Comitê Covid UFRGS sobre a possível realização da prova de forma presencial, levando em conta às condições sanitárias atuais.

Segundo a UFRGS, o comitê foi a favor do vestibular 2022 de forma presencial. Porém tudo deverá acontecer sob rígidas medidas sanitárias que devem ser realizadas pelos vestibulandos e pelas pessoas envolvidas na aplicação.

No edital do processo seletivo já estava prevista a possibilidade das provas presenciais. No documento previa que os candidatos poderiam ser avisados a respeito de possíveis alterações no formato da aplicação das provas, desde que o aviso fosse dado com antecedência de 30 dias.

Além disso, a universidade gaúcha ressalta que os candidatos irão receber as devidas informações sobre as medidas sanitárias que deverão ser seguidas nos dias da realização do vestibular 2022.

Segundo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, novas determinações ainda podem ser divulgadas. Uma vez que a situação da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Sul e no resto do país ainda requer atenção.

O vestibular 2022 da UFRGS está oferecendo 3.980 vagas em 89 opções de curso. As provas deverão ser realizadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí.

Vale a pena ressaltar que, em conformidade com o Programa de Ações Afirmativas, metade das vagas de cada um dos 89 cursos estarão reservadas aos candidatos que concorrem nas modalidades de cotas.

No sábado, dia 12 de fevereiro, às 15h, as provas de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Redação serão aplicadas. No domingo, dia 13 de fevereiro, às 15h, serão de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química.

Nas provas, cada disciplina terá 15 questões e serão 5 horas e 30 minutos para realizar cada uma das provas. No dia 28 de janeiro, a Coperse comunicará individualmente o local de aplicação, de acordo com o calendário disponível no Manual do Candidato do Vestibular.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.