Como consultar o extrato de contribuições do INSS pelo celular?

Desde 2018, beneficiários do INSS e trabalhadores em geral têm acesso mais fácil às suas informações previdências, graças à plataforma Meu INSS, que está disponível na versão site e na versão app. Um dos grandes benefícios da plataforma é possibilitar a consulta do extrato de contribuições a partir de um celular.

O extrato de contribuições ao INSS, também conhecido como extrato previdenciário, traz todas as informações relevantes para trabalhadores formais, informais e MEI que contribuem para o órgão. É possível conferir, por exemplo: tempo de trabalho, salários e outras remunerações recebidas e, claro, as contribuições feitas para a previdência.

Consulta através do app Meu INSS

O primeiro passo é instalar o aplicativo Meu INSS (também conhecido como “Meu INSS – Central de Serviços”) no seu celular. Isso pode ser feito através da Google Play Store ou App Store. É importante conferir se o seu aparelho é compatível com a versão do app disponível.

Em seguida, deve-se fazer um cadastro através do gov.br, fornecendo dados com o seu CPF e uma senha. Caso você já seja cadastrado por esse meio, basta fazer o login usando sua senha do gov.br e confirmando o código de segurança enviado para o seu celular.

Uma vez logado no aplicativo, será possível visualizar, na página inicial, diversas opções para o usuário. Entre elas está “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Basta clicar nesse ícone e você será direcionado a uma página com diversas informações sobre as suas atividades laborais, incluindo os salários recebidos e os empregadores, além das contribuições previdenciárias já realizadas.

O app Meu INSS oferece ainda outras funcionalidades muito úteis, como consulta de pedidos feitos ao órgão, agendamento de perícias, simulação de aposentadoria, dentre outros.

Outras formas de consultar o extrato de contribuições

Além do app, você também pode consultar o extrato previdenciário pelo celular, tablet ou notebook acessando o site do Meu INSS. O processo de cadastro e login é o mesmo, assim como as opções disponíveis para o usuário.

Além disso, é possível fazer a consulta presencialmente numa agência do INSS. Antes, você terá que fazer o agendamento pelo app ou site. Para isso, clique em “Novo Pedido”, depois em “Agendar para Retirada de Extratos” e “Extrato Previdenciário – Atendimento Presencial”.

Quem é correntista do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal tem ainda a opção de consultar o extrato nos caixas eletrônicos ou canais digitais desses bancos.

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.