Como consultar o extrato de contribuições do INSS pelo celular?

Desde 2018, beneficiários do INSS e trabalhadores em geral têm acesso mais fácil às suas informações previdências, graças à plataforma Meu INSS, que está disponível na versão site e na versão app. Um dos grandes benefícios da plataforma é possibilitar a consulta do extrato de contribuições a partir de um celular.

O extrato de contribuições ao INSS, também conhecido como extrato previdenciário, traz todas as informações relevantes para trabalhadores formais, informais e MEI que contribuem para o órgão. É possível conferir, por exemplo: tempo de trabalho, salários e outras remunerações recebidas e, claro, as contribuições feitas para a previdência.

Consulta através do app Meu INSS

O primeiro passo é instalar o aplicativo Meu INSS (também conhecido como “Meu INSS – Central de Serviços”) no seu celular. Isso pode ser feito através da Google Play Store ou App Store. É importante conferir se o seu aparelho é compatível com a versão do app disponível.

Em seguida, deve-se fazer um cadastro através do gov.br, fornecendo dados com o seu CPF e uma senha. Caso você já seja cadastrado por esse meio, basta fazer o login usando sua senha do gov.br e confirmando o código de segurança enviado para o seu celular.

Uma vez logado no aplicativo, será possível visualizar, na página inicial, diversas opções para o usuário. Entre elas está “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Basta clicar nesse ícone e você será direcionado a uma página com diversas informações sobre as suas atividades laborais, incluindo os salários recebidos e os empregadores, além das contribuições previdenciárias já realizadas.

O app Meu INSS oferece ainda outras funcionalidades muito úteis, como consulta de pedidos feitos ao órgão, agendamento de perícias, simulação de aposentadoria, dentre outros.

Outras formas de consultar o extrato de contribuições

Além do app, você também pode consultar o extrato previdenciário pelo celular, tablet ou notebook acessando o site do Meu INSS. O processo de cadastro e login é o mesmo, assim como as opções disponíveis para o usuário.

Além disso, é possível fazer a consulta presencialmente numa agência do INSS. Antes, você terá que fazer o agendamento pelo app ou site. Para isso, clique em “Novo Pedido”, depois em “Agendar para Retirada de Extratos” e “Extrato Previdenciário – Atendimento Presencial”.

Quem é correntista do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal tem ainda a opção de consultar o extrato nos caixas eletrônicos ou canais digitais desses bancos.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.