Você sabia? É possível pagar menos ou não pagar nada do valor do IPTU e IPVA em 2022

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) são tributos cobrados anualmente. O primeiro é destinado a quem possui imóvel em zona urbana e o segundo para quem possui veículo automotor. Em ambos os casos, há a possibilidade de isenção.

O IPTU é imposto municipal pago no início de cada ano, podendo ser quitado à vista ou de forma parcelada. Algumas cidades oferecem desconto no pagamento em cota única ou até isenção em determinadas situações.

A cobrança do IPTU está previsto no artigo 156, inciso I, da Constituição Federal/1988, sendo de competência municipal. Dessa maneira, é a prefeitura que define suas alíquotas e isenções. Dessa maneira, cada região defini os critérios de isenção.

O mesmo ocorre com o IPVA, porém, as regras para a isenção são definidas pelos estados, de acordo com o Detran. No estado de São Paulo, por exemplo, a isenção do tributo é concedido nas seguintes situações:

IPTU 2022: Consulta, Valor, Guia de Pagamento e Emissão de 2ª Via

Isenção IPTU SP

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile