Como consultar aprovação no Auxílio Brasil usando número do seu CPF?

O Ministério da Cidadania anunciou que a fila de espera do Auxílio Brasil foi finalmente zerada. Com isso, a partir deste mês de janeiro mais de 2,7 milhões de famílias vão receber sua primeira parcela de R$ 400. Enquanto as outras 14,5 milhões continuam dentro do programa, conforme seguem as regras.

Como consultar aprovação no Auxílio Brasil usando número do seu CPF?
Como consultar aprovação no Auxílio Brasil usando número do seu CPF? (Imagem: FDR)

Os pagamentos referentes ao mês de janeiro começam já no próximo dia 18. A partir disso, os inscritos recebem sua parcela com base no Número de Identificação Social (NIS).

Mas, para saber se a inscrição no Cadastro Único realmente garantiu a entrada daquele novo grupo no Auxílio Brasil, o responsável pela família deve fazer a consulta. Usando o número do seu CPF e/ou o NIS é possível ter finalmente esta resposta.

Para isso, o cidadão tem algumas opções para consultar sua entrada no programa, como:

Auxílio Brasil 2022: Cadastro, Valor, Calendário de Pagamentos e Consulta

 

Consultar parcela do Auxílio Brasil usando o CPF

Para quem ainda não tem o cartão de saque em mãos, mas realizou seu cadastro e da sua família no CadÚnico, o procedimento pode ser feito usando o CPF do responsável familiar. Isto é, a pessoa que assumiu a responsabilidade por todos os outros membros durante o cadastro, normalmente, a mãe.

A ideia é baixar o aplicativo que o governo federal elaborou para o programa, e por lá conferir todas as informações. Veja como:

O painel vai apresentar as principais informações relacionadas ao programa, como por exemplo: aprovação, saldo disponível, número do NIS, calendário e chat para tirar dúvidas.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile