MEC abre vagas para curso voltado aos beneficiários do Auxílio Brasil; como participar?

Os beneficiários do Programa Auxílio Brasil terão acesso a cursos gratuitos neste ano de 2022. A iniciativa tem como meta ajudar na profissionalização e incremento de renda das famílias atendidas e pode abrir até 23,5 mil vagas neste ano.

Por enquanto, estão sendo ofertados cursos de Microempreendedor Individual (MEI), dentro do programa Qualifica Mais Progredir, realizado pelo MEC em parceria com o Ministério da Cidadania. Eles são presenciais e têm duração de 160 horas.

Para participar, os beneficiários do Auxílio Brasil devem ter no mínimo 18 anos, residir no estado em que o curso é ofertado e possuir Ensino Fundamental completo.

Curso para beneficiários do Auxílio Brasil em Alagoas

Em Alagoas, o curso será administrado pelo IFAL. São 1.300 vagas, sendo 800 nos campi de Maceió e 500 no Campus Arapiraca. Será concedido um auxílio financeiro aos participantes para custeio de alimentação e transporte.

As inscrições foram prorrogadas até 14 de janeiro e devem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no Campus Beneditino Bentes, para quem é de Maceió. Já quem é de Arapiraca deve se dirigir ao campus deste município.

No ato da inscrição, devem ser apresentados comprovantes de residência, de escolaridade e de participação no Auxílio Brasil.

Curso para beneficiários do Auxílio Brasil no Piauí

Já no Piauí, o mesmo curso (para MEI) será administrado pelo IFPI no Campus Teresina Central, para 300 beneficiários, e no Campus Dirceu Arcoverde, para 25 beneficiários. As inscrições começaram no dia 3 de dezembro e foram prorrogadas até 13 de janeiro.

Os alunos receberão uma bolsa de R$ 4 por hora frequentada, que pode chegar a R$ 640. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário no site do IFPI e anexar os documentos exigidos no edital.

Curso para beneficiários do Auxílio Brasil em Minas Gerais

Em MG, o Campus Montes Claros, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), abriu 150 vagas para o curso de MEI para beneficiários do Auxílio Brasil. Serão três turmas, cada uma com 50 alunos, nos seguintes locais: Fundação Fé e Alegria do Brasil, Escola Municipal João Vale Maurício e Paróquia Santa Luzia.

As inscrições vão de 4 a 19 de janeiro. Os alunos receberão auxílio financeiro e o material a ser usado no curso.

Curso para beneficiários do Auxílio Brasil na Paraíba

Na Paraíba, o IFPB anunciou em dezembro que também participaria da iniciativa. As inscrições devem ser iniciadas ainda neste mês, mas ainda não foi divulgada a data exata nem quando será o início das aulas.

O que se sabe, por enquanto, é que serão abertas 1.700 vagas, sendo 700 no Campus João Pessoa, 500 no Campus Campina Grande e 500 no Campus Santa Rita.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.