MEC abre vagas para curso voltado aos beneficiários do Auxílio Brasil; como participar?

Os beneficiários do Programa Auxílio Brasil terão acesso a cursos gratuitos neste ano de 2022. A iniciativa tem como meta ajudar na profissionalização e incremento de renda das famílias atendidas e pode abrir até 23,5 mil vagas neste ano.

publicidade

Por enquanto, estão sendo ofertados cursos de Microempreendedor Individual (MEI), dentro do programa Qualifica Mais Progredir, realizado pelo MEC em parceria com o Ministério da Cidadania. Eles são presenciais e têm duração de 160 horas.

Para participar, os beneficiários do Auxílio Brasil devem ter no mínimo 18 anos, residir no estado em que o curso é ofertado e possuir Ensino Fundamental completo.

Curso para beneficiários do Auxílio Brasil em Alagoas

Em Alagoas, o curso será administrado pelo IFAL. São 1.300 vagas, sendo 800 nos campi de Maceió e 500 no Campus Arapiraca. Será concedido um auxílio financeiro aos participantes para custeio de alimentação e transporte.

publicidade

As inscrições foram prorrogadas até 14 de janeiro e devem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no Campus Beneditino Bentes, para quem é de Maceió. Já quem é de Arapiraca deve se dirigir ao campus deste município.

No ato da inscrição, devem ser apresentados comprovantes de residência, de escolaridade e de participação no Auxílio Brasil.

Curso para beneficiários do Auxílio Brasil no Piauí

Já no Piauí, o mesmo curso (para MEI) será administrado pelo IFPI no Campus Teresina Central, para 300 beneficiários, e no Campus Dirceu Arcoverde, para 25 beneficiários. As inscrições começaram no dia 3 de dezembro e foram prorrogadas até 13 de janeiro.

Os alunos receberão uma bolsa de R$ 4 por hora frequentada, que pode chegar a R$ 640. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário no site do IFPI e anexar os documentos exigidos no edital.

Curso para beneficiários do Auxílio Brasil em Minas Gerais

Em MG, o Campus Montes Claros, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), abriu 150 vagas para o curso de MEI para beneficiários do Auxílio Brasil. Serão três turmas, cada uma com 50 alunos, nos seguintes locais: Fundação Fé e Alegria do Brasil, Escola Municipal João Vale Maurício e Paróquia Santa Luzia.

As inscrições vão de 4 a 19 de janeiro. Os alunos receberão auxílio financeiro e o material a ser usado no curso.

publicidade

Curso para beneficiários do Auxílio Brasil na Paraíba

Na Paraíba, o IFPB anunciou em dezembro que também participaria da iniciativa. As inscrições devem ser iniciadas ainda neste mês, mas ainda não foi divulgada a data exata nem quando será o início das aulas.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

O que se sabe, por enquanto, é que serão abertas 1.700 vagas, sendo 700 no Campus João Pessoa, 500 no Campus Campina Grande e 500 no Campus Santa Rita.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.