O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já começou a ser cobrado pelas unidades federativas. A incidência deste imposto ocorre uma vez ao ano, podendo ser pago em cota única ou parcelado.
Tradicionalmente, o IPVA costumava ser pago somente em agências bancárias e agentes financeiros licenciados, como casas lotéricas. Mas com o passar do tempo e a evolução dos meios digitais, novas formas de pagamento surgiram para facilitar a vida financeira dos contribuintes sem que precisem sair de casa.
Pensando nisso, o banco Itaú resolveu adequar e vincular toda a tecnologia que tem investido para os clientes, em uma ferramenta exclusiva para quem já está se preparando para quitar o IPVA. Neste sentido, o banco passou a aceitar os pagamentos deste tributo em suas agências físicas e canais remotos.
No entanto, é importante explicar que, por hora, este serviço está disponível apenas para os Estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Rio Grande do Sul (RS) e Paraná (PR). Nestas unidades federativas, os contribuintes que são clientes do banco estão a um clique de manter a vida tributária em dia, bastando acessar os canais digitais da instituição.
É importante mencionar que existe uma versão exclusiva do aplicativo Itaú para os veículos registrados no Estado de São Paulo. Para isso, basta seguir este passo a passo:
- Abra o aplicativo do Itaú no seu celular;
- Acesse sua conta com os dados da agência, conta corrente e senha eletrônica;
- Clique na aba “transações”;
- Toque em “detran.sp”;
- Cadastre o veículo ou selecione um veículo já cadastrado;
- Siga as instruções e faça o pagamento pela plataforma.
Enquanto isso, os clientes do Itaú que preferirem pagar o IPVA pelo navegador, devem:
- Acessar o site do Itaú;
- Digitar os dados da conta junto à agência, como conta corrente e senha eletrônica;
- Digitar no campo de busca por “detran”;
- No menu “Pagamentos ao Detran”, clique em “continuar”;
- Selecione o estado do seu veículo e clique na opção “IPVA”;
- Siga as instruções e efetue o pagamento.
O que é o IPVA
O IPVA é um tributo estadual, instituído pelas unidades federativas, cujo valor arrecadado é direcionado ao Tesouro Nacional. Qualquer cidadão que possua um veículo como carro, moto, caminhão, ônibus, van ou micro-ônibus, está sujeito a esta contribuição.
O montante se trata do dinheiro responsável por custear as despesas estaduais, bem como, investimentos em obras e serviços. É importante ressaltar que, o governante tem o direito de definir quais os gastos mais necessários, sem que precise ser aplicado exclusivamente no recapeamento de estradas ou malha viária.
Do produto arrecadado, 50% é destinado ao Estado e os outros 50% ao município onde o veículo estiver licenciado, inscrito ou matriculado. No final, o dinheiro é recebido pelos Estados e Distrito Federal através das Secretarias de Fazenda. Cabe a cada unidade federativa, estabelecer a alíquota que incidirá sobre o IPVA.