Caso de sucesso: banco digital dos EUA se inspira no Nubank para conquistar mercado

O Nubank, banco digital mais popular do Brasil, está servindo como inspiração para empreendedores com histórias parecidas, como a Dave, fintech da Califórnia que está avaliada em US$4 bilhões e que começou a bater de frente contra as tarifas dos grandes bacos americanos.

No fim do ano passado durante um evento para investidores, o CEO e fundador da Dave, Jason Wilk, disse que o Nubank possui uma solução de crédito sem precedentes e é tido como um dos casos de sucesso mais relevantes entre os concorrentes.

A empresa foi fundada em 2017 e afirma que sua maior diferença em comparação com os grandes bancos tradicionais é o seu custo baixo de operação. A Dave possui 250 funcionários responsáveis por atender 12 milhões de clientes e não tem agência física. 

O público-alvo da fintech são os jovens entre 18 e 25 anos e que necessitam de crédito barato no início de sua carreira profissional.

A empresa carrega até em seu nome uma referência parecida com a do Nubank. Dave, o que equivale a Davi em português, é uma alusão à briga de Davi contra Golias, forma como a fintech encara sua briga com os bancos tradicionais, assim como a missão da qual o Nubank se colocou.

A Dave projeta um mercado potencial de 150 milhões de clientes e já se prepara para a Bolsa. Até neste ponto, o Nubank pode ser tido como inspiração. Nossa fintech estreou com uma alta de cerca de 14% na Bolsa de Nova York, no fim de 2020, e vem recebendo recomendações positivas de analistas.

O UBS BB, Goldman Sachs e Morgan Stanley, em seus relatórios semanais, deram recomendação de compra para a ação. O destaque central é a capacidade de crescimento rápido. A projeção é que o banco digital dobre sua quantidade de clientes saltando dos atuais 48 milhões para mais de 100 milhões, segundo analistas.

Nubank

Nubank é uma empresa startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito e fintech com operações no Brasil, sediada em São Paulo e fundada em 6 de maio de 2013 por David Vélez.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.