Arrecadação do IPVA 2022 tem números bilionários; descubra como recurso será usado

Quem já acessou o boleto de pagamento do IPVA 2022, pode ter levado um susto ao se deparar com o reajuste no valor. Ainda assim, esse acréscimo no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores era algo esperado. A própria Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) falou em um aumento de 24% nos valores dos veículos. 

O valor é mais que o dobro que a inflação oficial, esta que terminou o mês de novembro de 2021 acumulada em 10,74%. Com a alta dos automóveis, o valor final do IPVA foi impactado.

O que também provocou os governos estaduais, responsáveis pelo imposto, a criarem mecanismos que facilitem os pagamentos.

Para se ter uma ideia, em São Paulo, o costume era de que o pagamento acontecesse no máximo em três vezes. Dessa vez, o governo autorizou o parcelamento em cinco vezes do IPVA 2022 com descontos de 5% nas parcelas.

Rio de Janeiro congelou sua tabela de alíquotas, mantendo a aplicação de 4% para veículos flex, e 2% para motos. O pagamento em cota única ainda rende desconto de 3% e o valor total pode ser dividido em três vezes.

Em entrevista ao jornal O Globo, Gustavo Moreira, MBA de Finanças do Ibmec, disse acreditar que neste ano mais pessoas devam optar pelo parcelamento do tributo. Além de destacar o fato de que a renda dos brasileiros tem caído.

“Temos que ficar de olho em possibilidade de inadimplência, porque as pessoas estão perdendo o poder de compra. Teve um empobrecimento da população, e custos aumentando em combustível, alimentos, e as pessoas vão ter que ajustar o orçamento”, argumenta.

Quanto os estados ganham com o IPVA 2022?

Se no bolso do brasileiro o valor está maior, nos cofres públicos a fortuna cresce também. Paulo Henrique Pêgas, professor de Ciências Contábeis do Ibmec, usou dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para chegar ao resultado.

De acordo com o especialista, em entrevista ao jornal O Globo, os estados devem recolher R$ 65 bilhões em impostos.

Os estados avaliam que, como terão aumento na arrecadação, podem conceder um desconto maior para minimizar esse aumento (do valor do IPVA). E, ao mesmo tempo em que evitam risco de inadimplência, também antecipam caixa”, explica.

Da quantia arrecadada metade do valor deve ser destinado ao município em que o veículo foi emplacado. E diferente do que muitos podem pensar, não são apenas os setores de estradas que ganham com esse dinheiro.

O valor arrecadado no IPVA 2022 deve ser usado para manter os serviços públicos que atendem toda a população, como: saúde, segurança, educação, saneamento básico, assistência social e etc.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]