Condições de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo são alteradas; confira!

No último sábado, 11, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que as condições de pagamento do IPVA 2022 serão alteradas a partir de janeiro.

Condições de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo são alteradas; confira!
Condições de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo são alteradas; confira! (IMAGEM:FDR)

Durante coletiva de imprensa realizada em Santos, no Litoral do estado, Doria afirmou que o IPVA poderá ser parcelado em até 5 vezes e a medida seria publicada no Diário Oficial nos próximos dias.

“Foi uma decisão de ontem, sexta-feira (10). É uma informação que atende a uma parcela considerável da população, porque todos que têm automóvel já são automóveis usados, têm um automóvel de um valor mais expressivo, é razoável que tenhamos compreensão de que eles vão precisar de um pouco mais de tempo, para poder ter no parcelamento uma forma adequada de cumprirem o seu dever de pagar o IPVA”, disse Doria.

Novas condições de pagamento

A mudança das condições está na possibilidade de parcelar em ainda mais vezes o pagamento do imposto. Antes os proprietários de veículos podiam parcelar o imposto em até 3 vezes.

“De três vai para cinco vezes, em respeito às pessoas que têm o seu automóvel usado, ou mesmo o novo, [para que] tenham uma condição melhor de pagamento para sua taxa de IPVA. Eram três vezes, e a partir de janeiro será em cinco vezes”, afirmou o governador.

João Doria adiantou ainda aos jornalistas durante a coletiva que a medida se estenderá para o licenciamento de novos veículos a partir de 2 de janeiro de 2022.

A Secretária da Fazenda e Planejamento é o órgão responsável pelo processamento do IPVA e permite que o pagamento seja feito com cartão de crédito, débito ou mesmo por meio da carteira digital.

IPVA 2022 mais caro

A medida chega em um momento necessário, o IPVA 2022 estará em média 30% mais caro no estamos de São Paulo. O motivo é o aumento do valor dos veículos novos e seminovos devido a valorização em 2021.

A alíquota em São Paulo é de 4% para carros movidos a gasolina ou flex e não foi reajustada, entretanto o IPVA leva em consideração também o valor venal dos veículos, calculado através da tabela Fipe.