Calendário de pagamentos do IPTU 2022 de Porto Alegre foi divulgado; acesse!

Na última segunda-feira (13), a Prefeitura de Porto Alegre divulgou o calendário de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano 2022 (IPTU 2022). Os moradores que pagarem o tributo à vista até 4 de janeiro terão desconto de 8% sobre o valor total.

publicidade
Calendário de pagamentos do IPTU 2022 de Porto Alegre foi divulgado; acesse!   
Calendário de pagamentos do IPTU 2022 de Porto Alegre foi divulgado; acesse! (Imagem: FDR)

A divulgação do calendário de pagamento do IPTU 2022 de Porto Alegre foi feita pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) e pelo secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, na Pinacoteca do Paço Municipal.

O IPTU 2022 da Prefeitura de Porto Alegre pode ser pago em cota única, com desconto de 8% para quem efetuar o pagamento até o dia 4 de janeiro. Aqueles que pagarem o tributo em cota única após essa data não terá direito ao desconto. Esses terão até o dia 8 de março para quitar a dívida.

publicidade

Além disso, os moradores podem pagar o IPTU 2022 parcelado em até 10 vezes, com o vencimento da primeira parcela em 8 de março de 2022. Nesse último caso, o contribuinte também não tem direito ao desconto.

Para o próximo ano, o tributo terá uma correção de 10,67%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido entre novembro de 2019 e outubro de 2021.

O prefeito Sebastião Melo explicou que a correção é referente à inflação e, por tanto, o imposto não terá um aumento.

Segundo a prefeitura, a estimativa é que sejam arrecadados R$ 560 milhões até 4 de janeiro. Foram emitidas 701.691 guias de pagamento que podem ser consultadas no site da Prefeitura de Porto Alegre ou pelo aplicativo 156 POA.

Além disso, os boletos são entregues pelos Correios e o pagamento do IPTU pode ser feito em casas lotéricas, em agências bancárias ou por débito automático. Além desse tributo, os donos de propriedades também podem receber a cobrança da taxa de lixo e ao espaço utilizado no box do estacionamento.

A taxa de lixo pode ter o valor reajustado e o pagamento por boxes de estacionamento não é cobrado todos os anos, já que é um valor muito baixo. A última cobrança foi feita em 2016 e, portanto, o contribuinte pode encontrar taxas correspondentes a até 4 anos atrás.

publicidade

Calendário de pagamento do IPTU 2022 de Porto Alegre

  • À vista com desconto de 8%: 04/01/2022;
  • Parcela única sem desconto: 08/03/2022;
  • Parcelado em 10 vezes, sem juros: a partir de 08/03/2022.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.