Vacinação infantil: vacinas contra COVID-19 só devem chegar a partir do dia 15/01

Na última segunda-feira (3), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que os imunizantes para a vacinação infantil devem chegar ao Brasil a partir do dia 15. Com isso, as crianças devem retornar as aulas presenciais sem a imunização.

publicidade

A vacinação infantil está autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde o dia 16 de dezembro. Porém, a ação enfrenta resistência por parte da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Porém, a estimativa do Ministério da Saúde é as vacinas para esse grupo cheguem ao Brasil a partir do dia 15 deste mês. A partir dessa data os imunizantes passarão a serem distribuídos para os estados e municípios.

O esperado era que as crianças fossem totalmente vacinadas, ou seja, com a primeira e segunda dose, antes do início do ano letivo. Porém, com a chegada, ainda incerta, das vacinas estimada para o dia 15 não dará tempo para a imunização completa antes da volta às aulas.

publicidade

A maioria dos estados brasileiros terá o retorno das aulas presenciais no mês de fevereiro. Com isso, as crianças devem iniciar o ano letivo apenas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

A vacinação infantil contra a covid-19 está permitida em pelo menos 31 países de quatro continentes. Porém, o imunizante só começou a ser aplicado em alguns países, como Estados Unidos, Áustria, Alemanha, Chile, China e Colômbia.

A vacinação em crianças de 5 a 11 anos foi incluída no Plano Nacional de Operacionalização das Vacinas contra a Covid-19 e deve iniciar ainda no mês de janeiro. Até o momento, o único imunizante autorizado pela Anvisa para a aplicação nessa faixa etária é a Pfizer.

Mesmo com a autorização divulgada no dia 16 de dezembro, até o momento, o Ministério da Saúde ainda não divulgou o cronograma para a imunização deste público.

O Governo Federal tem até a próxima quarta-feira (5) para apresentar o Programa Nacional de Imunização (PNI) para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde criou uma consulta pública para manifestação da sociedade civil sobre a imunização de crianças dos 5 aos 11 anos. Porém, em meio a diversas críticas, o instrumento foi fechado no último domingo (2).

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.