IPTU 2022: hoje (4) é o último dia para pagamento com desconto em Porto Alegre

Os moradores de Porto Alegre têm até esta terça-feira para pagar o IPTU 2022 em parcela única com desconto de 8%. Aqueles que optarem pelo parcelamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá quitar o tributo em até 10 vezes.

IPTU 2022: hoje (4) é o último dia para pagamento com desconto em Porto Alegre
IPTU 2022: hoje (4) é o último dia para pagamento com desconto em Porto Alegre (Imagem: montagem/FDR)

O IPTU 2022 de Porto Alegre já está disponível para pagamento, sendo que o município oferece desconto de 8% para aqueles que pagarem de forma antecipada e à vista. O desconto na parcela única está disponível até esta terça.

Os moradores também podem fazer o pagamento do IPTU 2022 em até 10 parcelas, porém, sem desconto. O vencimento da primeira parcela está marcado para o dia 8 de março. Essa data também será para o pagamento do tributo em parcela única, sem desconto.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, o IPTU 2022 terá uma correção de 10,67%. Essa porcentagem é correspondente a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido entre os meses de novembro de 2020 e outubro de 2021.

A prefeitura estima arrecadar R$ 560 milhões até 4 de janeiro. Foram emitidas 701.691 guias de pagamento, sendo que Porto Alegre tem registrado 812.275 imóveis. Porém, boa parte deles são isentos de pagamento.

As guias de pagamento do IPTU 2022 podem ser acessadas no site da Prefeitura de Porto Alegre ou pelo aplicativo 156 POA (disponível apenas para aparelhos que operam com o sistema Android). O pagamento do tributo pode ser feito em casas lotéricas, em agências bancárias ou por débito automático.

A partir de uma nova lei complementar sancionada pelo prefeito Sebastião Melo, em 2020, o reajuste no IPTU foi cancelado. De acordo com a prefeitura, 288 mil imóveis deixarão de ter novos aumentos, sendo que 81% desses tem valor venal inferior a R$ 500 mil.

Além do IPTU, os moradores de Porto Alegre também podem vim a receber cobranças referentes à taxa de lixo e ao espaço utilizado no box do estacionamento. O valor da taxa de lixo pode vim a ter aumento.

É importante lembrar que o pagamento dos boxes de estacionamento não é cobrado todos os anos, já que é um valor muito baixo. Dessa maneira, a prefeitura de Porto Alegre costuma cobrar valores acumulados de anos anteriores. A última cobrança dos boxes de estacionamento foi feita em 2016.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.