Open Banking atinge marca de 1 milhão de autorizações de dados compartilhados

O open banking, sistema de compartilhamento de dados financeiros de clientes bancários já registrou em seus quatro primeiros meses de funcionamento, cerca de 1 milhão de autorizações de compartilhamento de dados, segundo informações do Banco Central.

Lançado no começo do ano passado, o sistema que é supervisionado pelo BC começou a atingir o público de fato somente em agosto. 

No último dia 15, a quarta e última fase de implementação do open banking começou a vigorar. Neste fase as instituições financeiras podem compartilhar dados de produtos ligados a investimentos, dólar, seguros e previdência de seus clientes.

O BC disse que como a quantidade de autorizações para compartimento de dados autorizados podem conter mais de uma autorização de um mesmo cliente, ainda não é possível dizer que 1 milhão de brasileiros já aderiram ao sistema. 

Porém, mesmo com a baixa adesão ao sistema até agora, o BC diz que os números “estão dentro do esperado e superam o quantitativo visto” em outros países no memo estágio de implementação do open banking.

“Com o início da fase de compartilhamento de serviços de iniciação de pagamento e o surgimento de novas serviços e modelos de negócios nos trilhos do open banking, acreditamos que esses números continuarão a evoluir de forma sustentada”, disse o BC em nota para o portal g1.

A promessa do sistema em seu lançamento era o de promover o aumento na competitividade entre as instituições financeiras e trazer benefícios aos clientes com a oferta de novos produtos e serviços.

Porém, é importante destacar que os dados só são compartilhados após expressa autorização de cada cliente, que tem autonomia para decidir que dados são compartilhados, com quem e por quanto tempo.

Primeiros resultados 

Até o momento, cerca de 700 instituições estão autorizados a participar do open banking pelo Banco Central. Através de uma plataforma única, integrada e segura, as instituições poderão compartilhar os dados dos seus clientes e ainda se conectar para ofertar serviços como o de iniciação de transação de pagamento.

Dados do BC mostraram que já foram efetuadas cerca de 51 milhões conexões entre instituições financeiras ou com empresas desenvolvedoras de soluções e modelos de negócios desde o começo do open banking no país.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.