Já ouviu falar em Banking as a Service? 2022 será o ano dele!

Tem quem ainda não ouviu falar, mas o Banking as a Service deve ser destaque no setor no ano de 2022. A tecnologia promete avanços para serviços financeiros.

Banking as a Service, ou BaaS, em tradução livre, é o banco como serviço. A tecnologia deve tornar os serviços financeiros ainda mais ágeis e simples. O sistema financeiro aberto tem colocado as instituições financeiras em um caminho de expansão de seus modelos de negócios e a tendência é de que a evolução tecnológica traga ainda mais benefícios para o setor.

Tecnologia BaaS 

O BaaS é a tendência tecnológica que promete transformar empresas de setores diferentes do financeiro em um provedor de produtos da área.

Aplicar a tecnologia do Banking as a Service será como democratizar as ofertas de soluções e produtos, o que antes era restrito aos bancos. Entre as ofertas estão as operações com PIX, conta digital, pagamentos, ofertas de créditos, transferências e outras.

A tecnologia é essencial para estimular a competitividade dentro dos ambientes Open Banking Open Finance e Open Insurance, além de trazer para o meio, novos modelos de receita. Através do BaaS, torna-se possível ter maior escalabilidade nos negócios, dessa forma, se tem mais sustentabilidade.

Outro benefício do BaaS é a fidelização dos clientes, estes estão cada vez mais alertas quanto à segurança dos seus dados financeiros. “As soluções baseadas em BaaS dão a oportunidade de aumentar a fidelização dos clientes, criando uma experiência única. O cliente precisa se relacionar com diversas instituições para conseguir fazer um pagamento de conta ou a compra de um produto pela internet, por exemplo” afirma o diretor de Operações B2B da Celcoin, Lucio Tezotto.

O impacto do Open Banking no futuro do mercado financeiro

Dados do Digital Banking Report revelam que 85% das instituições financeiras acreditam que os maiores impactos do Open Banking virão ao longo dos próximos cinco anos. “É um ganha a ganha. A tecnologia BaaS pode expandir os horizontes de negócios para todos os envolvidos no ecossistema de sistemas financeiros abertos. Na outra ponta, o grande beneficiado é o cliente, que tem mais  acesso a serviços financeiros de uma forma mais simples e ágil. O BaaS traz oportunidades de expansão em todos os sentidos” disse Tezotto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.