Banco do Brasil seleciona melhores ações para 2022; confira

Com a chegada de 2022, muitos investidores passam a projetar o desempenho dos papéis n Bolsa de Valores. Os analistas do BB Investimentos acreditam que há a possibilidade de se antecipar ao movimento de retomada da Bolsa. Em meio aos setores promissores, a instituição selecionou melhores ações para 2022.

Banco do Brasil seleciona melhores ações para 2022; confira
Banco do Brasil seleciona melhores ações para 2022; confira (Imagem: Montagem/FDR)

Melhores ações para 2022 no setor financeiro

Neste ano, o aumento da competição e a inadimplência deve impactar os bancos. Contudo, os analistas do Banco do Brasil observam duas opções para aplicar: Santander (SANB11) e BTG Pactual (BPAC11).

Os agentes entendem que esses bancos operam com as melhores rentabilidades da indústria bancária — ao mesmo passo que evoluem a um ritmo sustentável.

Há o entendimento que seguros é o segmento que deve se destacar. O BB avalia que as companhias com melhor eficiência nos negócios de subscrição (underwritting) devem despontar.

Os analistas afirmam que, para 2022, o aumento do crédito deve auxiliar mais as empresas que atuam dentro de um ecossistema bancário (bancassurance).
Dentro do segmento de seguros, a principal recomendação do BB é a Caixa Seguridade (CXSE3).

Melhores ações para 2022 no setor de commodities

Neste ano, dentre as commodities, a siderurgia e as companhias de óleo devem se destacar. O BB Investimentos acredita que a siderúrgicas seguirão aproveitando a demanda aquecida na Europa e Estados Unidos.

Além disso, a produção reduzida de aço pode sustentar os valores em níveis elevados em parte considerável dos mercados. Na siderurgia, as indicações do BB são a Gerdau (GGBR4) e CSN (CSNA3).

Entre as petroleiras, a principal empresa citada é a Petrobras (PETR4). Esta companhia paga bons dividendos. Além disso, a empresa deve continuar

aproveitando as condições positivas oferecidas pelos atos preços de petróleo.
Dentro da distribuição de combustíveis, uma empresa bem posicionada é a Vibra Energia (BRDT3).

Este ano também deve ser aproveitado pelas commodities agrícolas. O BB destaca a SLC Agrícola (SLCE3) — que possui uma estratégia positiva de hedge cambial, e seguirá aproveitando os valores altos dos produtos.

Entre os setores que performarão bem neste ano, estão as companhias do setor de proteína animal.

O BB estima que a JBS (JBSS3) possivelmente se sairá melhor — com a performance apoiada pela demanda aquecida e pelo resiliente consumo de frangos e suínos, em detrimento da carne bovina, o no mercado local.

Melhores ações para 2022 no setor de infraestrutura

As elétricas, especialmente as distribuidoras, ainda se recuperam da alta da inadimplência em meio à pandemia. Contudo, o BB observa bom ponto de entrada para hidrelétricas. As transmissoras seguirão entregando o crescimento contratado nos leilões de 2016 e 2019.

No setor de energia elétrica, os analistas apostam na Alupar (ALUP11). Em saneamento, a indicação vai para a Copasa (CSMG3).

Em transportes, as recomendações são: Azul (AZUL4) com estimativa de maior tração no segundo semestre; Localiza (RENT3), em meio à fusão com Unidas (LCAM3); e Simpar (SIMH3), que tem um portfólio diversificado e alto potencial de desenvolvimento nas áreas de concessões, logística e locação de veículos.

Melhores ações para 2022 no setor de consumo

Os analistas demonstram otimismo com as varejistas, mesmo após a desaceleração do consumo visto no terceiro trimestre de 2021. A instituição recomenda a Americanas S.A. (AMER3), Lojas Renner (LREN3), Magazine Luiza (MGLU3) e Grupo SBF (SBFG3).

O BB estima que as ações do setor devem voltar à atenção do investidor, ao mesmo passo que exista sinais de melhora gradual das vendas e inflação — assim como projeções de afrouxamento monetário.

Há perspectiva neutra para construtora, shopping centers, saúde e educação. Apesar disso, o BB sugere a MRV (MRVE3), Multiplan (MULT3) e Rede D’Or (RDOR3).

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.