Banco Digital que possibilita saque aniversário do FGTS alcança 1 milhão de clientes; conheça

O ano de 2021 foi o período no qual os cidadãos brasileiros mais se adaptaram aos meios digitais, em especial ao banco digital. Exemplo disso é a adesão expressiva do saque aniversário do FGTS

Banco Digital que possibilita saque aniversário do FGTS alcança 1 milhão de clientes; conheça
Banco Digital que possibilita saque aniversário do FGTS alcança 1 milhão de clientes; conheça. (Imagem: FGTS)

Dentro do período de seis meses, o saque aniversário do FGTS foi contratado por cerca de um milhão de pessoas. Os dados foram divulgados pelo Banco Pan, que se mobilizou para oferecer este serviço aos clientes de maneira 100% digital. 

Na oportunidade, o banco declarou que se empenha para atender às demandas dos mais de 15,2 milhões de clientes. Além disso, também disse saber sobre a necessidade e facilidade em ter um acesso fácil e rápido ao crédito. 

O diretor do banco digital e de Meios de Pagamentos do Banco Pan, Diogo Ciuffo, ressaltou que o procedimento de aquisição do saque aniversário do FGTS, em especial no que compete à antecipação do benefício, dura, em média, apenas cinco minutos. 

É um processo muito ágil se comparado ao prazo original de pagamento que seria em até cinco anos. Além do que, o banco digital ainda possibilita ao cliente a antecipação do saque aniversário do FGTS sem que o cliente precise aguardar até o mês de aniversário para realizar o resgate.

Saque aniversário do FGTS

Criado no ano de 2019, o saque aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem o objetivo de oferecer a garantia de que os trabalhadores poderão obter uma parte do dinheiro depositado no fundo de garantia pelos empregadores.

O atrativo desta medida está vinculado ao fato de que no modelo principal e tradicional os valores podem ser obtidos somente em caso de demissão sem justa causa. 

O saque-aniversário do FGTS libera até 50% do saldo em conjunto entre as contas ativas e inativas. O direito é concedido aos mesmos grupos de trabalhadores do compõem o FGTS no geral, como:

  • Trabalhadores rurais, inclusive safreiros;
  • Trabalhadores contratados em regime temporário;
  • Trabalhadores contratados em regime intermitente;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Diretores não empregados;
  • Trabalhadores que desempenham atividades no lar;
  • Atletas profissionais.

No entanto, o saque-aniversário do FGTS não é automático, os trabalhadores que desejarem, devem demonstrar e oficializar o interesse de migração para o novo modelo. Para isso, basta acessar o internet banking da Caixa Econômica Federal (CEF) ou ir diretamente a uma agência da Caixa.

Feito isso, antes ou no próprio mês de aniversário, o trabalhador terá direito ao saque aniversário do FGTS no ano em questão. Lembrando que, como o próprio nome indica, a retirada dos valores pode e deve ser feita uma vez ao ano. O saldo fica disponível a partir do primeiro dia do mês de aniversário do trabalhador, até o último dia do mês subsequente.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.