A ‘Palavra do ano de 2021’ é do mundo dos investimentos; confira qual foi

Todos os anos, muitos setores elegem a palavra do ano. Neste ano não foi diferente, saiba aqui a palavra do ano no mundo dos investimentos.A palavra do ano, eleita pela editora de dicionários Collins na economia foi NFT, uma  abreviação em inglês de “token não fungível”.

A 'Palavra do ano de 2021' é do mundo dos investimentos; confira qual foi
A ‘Palavra do ano de 2021’ é do mundo dos investimentos; confira qual foi (Foto: Valor Econômico)

O que são NFTs?

NFT é a sigla para o termo non fungible token, ou “token não fungível”. Estes,são tokens, ou seja, códigos numéricos com registro de transferência digital que garantem autenticidade aos seus donos. 

Assim, eles funcionam como itens colecionáveis, que não podem ser reproduzidos, mas sim transferidos. Diferente das criptomoedas, como o Bitcoin, e vários tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis. 

Os NFTs podem realmente ser qualquer coisa digital, mas muito do “hype” gira em torno da arte digital. Esses podem representar virtualmente qualquer tipo de item, seja ele real ou intangível, incluindo:

– Trabalhos artísticos;

– Itens virtuais dentro de videogames, como skins, moedas digitais, armas e avatares;

– Música;

– Colecionáveis, como cards digitais;

– Ativos do mundo real tokenizados, desde imóveis e carros a cavalos de corrida e tênis de marcas famosas;

– Terrenos virtuais;

– Vídeos de momentos icônicos do esporte.

Palavra do ano

Como uma assinatura virtual, os NFTs comprovam a autenticidade de uma obra de arte, já que o blockchain serve como prova incorruptível de propriedade, o que significa que obras de arte “originais” e seus proprietários podem sempre ser identificados por meio do blockchain, mesmo se uma imagem ou vídeo for amplamente replicado.

Além disso também são fornecidos escassez, como resultado, o mercado de arte digital está em alta.

No mês de março, uma obra de arte digital chamada “Everydays: The First 5000 days” foi vendida por US$ 69,3 milhões pela empresa Christie’s, tornando seu criador, o designer gráfico Mike Winkelmann, mais conhecido como Beeple, um dos artistas vivos mais valiosos do mercado de arte.

Outras palavras

Além disso, a palavra metaverso também foi citada após o anúncio do Facebook de que mudaria o nome corporativo para meta.

O que é metaverso?

A ideia representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em alguns casos ficcional, em que uma pessoa pode ter uma experiência de imersão. Assim, o metaverso não é algo real, mas busca passar uma sensação de realidade e possui uma estrutura no mundo real para isso.

Após essa ideia de imersão, diversos metaversos surgiram com os videogames, mas o  grau de “metaverso” dos jogos varia pelo nível de imersão, e também pela capacidade de passar um certo realismo para o usuário. A tecnologia, porém, é um grande fator que limita essa capacidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!