Franquia: setor deve ter crescimento próximo de 20% em 2022

A expectativa de faturamento para o final do ano de 2022 gira em torno de 19%. O percentual está vinculado às franquia do Nordeste que conseguiram manter a recuperação econômica no 3º trimestre de 2021.

Em meio a este cenário, a aposta de investidores integra uma série de fatores com operações franqueadas no Rio Grande do Norte. Para o ano que vem, são várias as marcas que já estão com contratos fechados para atuar no mercado potiguar. 

Questões como velocidade, marketing coletivo e a reputação no mercado são alguns dos atrativos para empresários. É o caso do paraibano Danilo Lins, que investiu em uma franquia, a Face Doctor, uma clínica de estética especializada em rejuvenescimento facial presente em nove estados brasileiros. 

Situada no Tirol, em Natal, a franquia desta clínica prevê um crescimento de 20% para 2022. Esta previsão leva o empresário a avaliar a possibilidade de abrir uma nova unidade, desta vez em Mossoró. De acordo com o balanço dos seis primeiros meses é possível observar que as expectativas já foram superadas.

Danilo Lins conta que a esposa já trabalhava na unidade de João Pessoa, e como ela era responsável por desenvolver uma série de trabalhos na unidade, o casal acompanhou o desenvolvimento da franquia, até que surgiu a oportunidade de abrir uma em Natal, a capital mais próxima. 

“Como já tínhamos o suporte, nos mudamos e abrimos. O know-how, com modelo testado e aprovado, em relação ao desenvolvimento dos serviços. E ainda mais esse produto é mais interessante se ter conhecimento e suporte para acelerar mais o processo de aprendizado”, explicou o novo empresário. 

Outra franquia em alta no mercado potiguar é a Mais 1 Café, originária de Curitiba (PR), que já tem dois anos de atuação e 20 operações de contratos assinados para atuação no Rio Grande do Norte no ano que vem. Por hora, sabe-se que a franquia chegará a cidades como Natal, Mossoró, Santa Cruz, na praia de Maracajaú, e vários outros locais. 

A expectativa é concluir 2022 com 50 operações. A rede pretende fechar este ano com 450 unidades e um faturamento de R$ 40 milhões. De acordo com o diretor da expansão da Mais 1 Café, Alan Parise, hoje o franqueado recebe todo o suporte, facilidade na gestão do negócio e demais amparos para um negócio pequeno que conta com o auxílio de apenas dois funcionários. 

“O sistema de gestão é completo, acesso a todos os fornecedores homologados, então fazer pedido é muito fácil”, explicou Alan. O diretor ainda aproveitou para informar que o investimento inicial é de apenas R$ 150 mil, já com estoque. A proposta é ter e ser um café rápido, sem necessidade do cliente sentar e aguardar o pedido. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.