4ª dose vem aí? Israel começa a fazer testes com o segundo reforço da vacina da Covid-19

Campanha de vacinação contra o novo coronavírus deve ganhar nova dose. Nessa semana, o Centro Médico Sheba, localizado em Israel, deu início a um estudo que avalia a eficiência de uma quarta aplicação do imunizante que combate a covid-19. Até o momento, 150 pessoas estão passando pela fase de testes. Entenda mais.

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus permanece em realização mundial. No Brasil, nesse momento, parte significativa da população já está tendo acesso a terceira dose. No entanto, espera-se que em 2022 uma quarta aplicação aconteça.

Israel testa validade de uma quarta dose de vacina

Nessa segunda-feira (27), o Centro Médico Sheba passou a aplicar a quarta dose da vacina em 150 médicos que fazem parte de um estudo clínico. A pesquisa está sendo realizada em parceria com o Ministério da Saúde de Israel, atuando com foco nos profissionais de medicina que foram vacinados pela última vez em agosto.

“Este estudo é muito importante porque teremos dados iniciais em alguns dias sobre a eficiência”, disse a diretora da unidade de epidemiologia e doenças infecciosas do hospital, Gili Regev-Yochay.

Passaporte da vacina: Regras, Estados e Como Emitir (passo a passo)

É válido ressaltar que o premiê israelense, Naftali Bennett, está incentivando a aplicação da quarta dose, devido a ampliação do contágio pela nova variante ômicron. Somente no último domingo (16), foram contabilizados 1.760 casos, gerando assim um alerta nas autoridades sanitárias.

A equipe de especialistas que vem atuando no combate à pandemia informou que não medirá esforços para conter o vírus. Ran Balicer, chefe do comitê consultivo de especialistas nacionais de Israel sobre a resposta à Covid-19, disse que o país deve autorizar a quarta dose até mesmo antes da publicação dos resultados totais da pesquisa.

O medicamento deverá ser aplicado com foco nas pessoas com imunodeficiência primária grave, HIV ou aids, em quimioterapia contra câncer, a transplantados e em hemodiálise, entre outras doenças e condições clínicas.

Vacinação no Brasil

Sem previsão de concessão da quarta dose, o Brasil nesse momento enfrenta a incerteza da vacinação para crianças. Apesar da aprovação da Anvisa, o governo federal se manifestou contra a medida informando que estaria colocando a vida dos mais novos em risco.

No entanto, não há nenhuma comprovação de que o medicamento seja maléfico para esse grupo.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile