Maioria dos beneficiários do Auxílio Brasil, criado por Bolsonaro, prefere Lula em 2022

Após sua eleição à presidência da República em 2018, Bolsonaro prometeu que acabaria com o Bolsa Família a qualquer custo. No entanto, o programa social foi transformado no Auxílio Brasil, e embora a promessa seja a de atender a população de baixa renda, a preferência deste grupo é pelo seu rival, Lula. 

Maioria dos beneficiários do Auxílio Brasil, criado por Bolsonaro, prefere Lula em 2022
Maioria dos beneficiários do Auxílio Brasil, criado por Bolsonaro, prefere Lula em 2022. (Imagem: FDR)

O intrigante é que o Auxílio Brasil foi consolidado como a grande aposta de Bolsonaro para a reeleição à presidência em 2022, ano de eleições. Mas o efeito desta iniciativa não tem sido o esperado até então, pelo menos, é o que diz a pesquisa realizada pelo instituto Datafolha. 

Ela mostra que a preferência por Bolsonaro reúne apenas 18% dos eleitores que declararam ser beneficiários do Auxílio Brasil. Este percentual é inferior aos 22% obtidos no resultado geral. 

Enquanto isso, Lula conquista a aprovação de 61% neste âmbito. Ainda assim, o petista não tem um desempenho muito positivo em relação a todos os candidatos nesta camada da população que diz não ter comida suficiente à mesa nos últimos meses.

Ao analisar exclusivamente a preferência deste grupo, nota-se que as intenções de votos para Lula chegaram a 62%. Já Bolsonaro possui somente 11% dos votos entre brasileiros famintos. 

Em complemento, Lula ainda disse estar preparado para debater sobre o Auxílio Brasil se for questionado. Foi então que ele declarou que o benefício é do beneficiário por direito, motivo pelo qual é importante fazer bom proveito deste dinheiro. “O PT votou por um auxílio maior. Pagarei mais se me eleger”, concluiu. 

Segundo pesquisas de opinião realizadas para consumo interno de partidos, foi possível observar que o eleitor de baixa renda não é mal agradecido, mas também não é ingênuo como muitos pensam, sobretudo políticos. Em regiões onde o Auxílio Brasil se faz presente em massa, como na Bahia, ele é conhecido como o “Bolsa Família do Lula”. 

Em entrevista ao podcast Podpah há algumas semanas, Lula ainda disse que Bolsonaro acha que o povo vai votar nele só porque ele criou o Auxílio Brasil. Porém, ele lembrou que por várias vezes o Bolsa Família foi eleito o melhor programa de transferência de renda de todo o mundo, razão pela qual não era necessário acabar com ele.

Na visão de Lula, bastava ter aperfeiçoado o programa aumentando o valor do benefício, por exemplo. “Ele queria acabar [com o Bolsa Família] porque o programa era do Lula. Tinha que ter o programa do Bolsonaro. O programa não era do Lula, era do povo brasileiro. O Lula não recebia o Bolsa Família”, disse o ex-presidente.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.