Enchentes em MG e BA: moradores de duas cidades poderão sacar FGTS

A Caixa Econômica Federal liberou nesta quinta-feira (23) o saque do FGTS para os trabalhadores dos municípios de Águas Formosas (MG) e Eunápolis (BA), localidades atingidas pelas enchentes do início do mês. A iniciativa faz parte do chamado Saque Calamidade, anunciado pela Caixa para ajudar as vítimas do desastre.

Para realizar o saque, é preciso entrar no app “FGTS” e escolher a opção “Meus Saques”. Depois, deve-se enviar os seguintes documentos através do aplicativo:

  • Foto de documento de identidade
  • Comprovante de residência em nome do beneficiado emitido até 120 dias antes do desastre
  • Caso o comprovante de residência esteja no nome do cônjuge do beneficiado, deve-se enviar também Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável

O trabalhador deve informar uma conta destino, que pode ser de qualquer banco, incluindo da própria Caixa. Depois de realizado o procedimento, deve-se aguardar a análise e transferência do dinheiro, processo que pode levar até cinco dias úteis.

Os beneficiados devem residir em endereços de Águas Formosas (MG) e Eunápolis (BA) que foram previamente informados pela Defesa Civil à Caixa. Poderão ser realizados saques de até R$ 6.220,00, dentro do prazo estabelecido, que vai até 10 de março de 2022.

Quem quiser obter mais informações sobre o Saque Calamidade pode ligar para o número 0800 726 0207 ou acessar esta página.

Caixa presta apoio para as vítimas das enchentes

A liberação do saque do FGTS anunciada pela Caixa é parte de uma série de medidas que a instituição financeira vem tomando para aliviar os impactos das fortes chuvas em Minas Gerais e no sul da Bahia.

Outras ações anunciadas incluem: prioridade nos canais de atendimento para os moradores de regiões afetadas, apoio técnico para segurados, prioridade na análise de indenizações e fluxo facilitado para acionamento de sinistro.

Apenas na Bahia, calcula-se até agora 378 mil pessoas afetadas diretamente pelo desastre. São 17 vítimas fatais, 278 feridos e 3.336 desabrigados (sem considerar desabrigados temporários), de acordo com o último boletim divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).

Já em Minas Gerais, são 58 municípios em estado de emergência devido a enchentes e desabamentos. Para essas localidades, o governo estadual já havia anunciado, na semana passada, o envio de 10 mil cestas básicas.

(Com informações da Agência Brasil)

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.