ConecteSUS ainda está instável; por que aplicativo não mostra comprovantes das vacinas?

População relata dificuldades para acessar informações no sistema de saúde. Nas últimas semanas, o ConecteSUS vem apresentando instabilidade em seu funcionamento. Após ficar um tempo fora do ar, a plataforma voltou a funcionar, mas ainda não exibe a comprovação de vacinação de parte significativa dos brasileiros. Entenda.

O ConecteSUS funciona como uma plataforma virtual onde a população consegue acessar seus dados de vacinação contra o novo coronavírus. Ela é responsável por gerar o certificado de comprovante da imunização, mas recentemente vem apresentando uma série de instabilidades.

Sistema fora do ar

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro questionou a obrigatoriedade do comprovante de vacinação. Em entrevista, ele afirmou ser contra o documento, afirmando que estaria colocando uma coleira e limitando a liberdade dos brasileiros.

Sua fala repercutiu negativamente de modo que a imprensa nacional e demais organizações passassem a questionar tal posicionamento. Menos de 24h depois, o ConecteSUS ficou fora do ar.

Ao ser questionado sobre a queda no sistema, o governo federal informou que a plataforma tinha sido invadida e todos os dados teriam se perdido. Isso significa que a população ficaria sem os certificados de vacinação, criticados por Bolsonaro.

Cerca de 48h depois o aplicativo voltou a funcionar, mas os dados ainda não foram repostos. É válido ressaltar que o comprovante de vacina é obrigatório para quem vai para outros países. No entanto, ainda assim o governo não resolveu a possível instabilidade.

“O Ministério da Saúde informa que o sistema de registro E-SUS Notifica foi restabelecido. A pasta reitera que atua com agilidade para a o restabelecimento de todas as plataformas impactadas o mais breve possível”, disse o ministério, em nota ao g1.

Segundo o ministério, foram atingidos os seguintes sistemas:

  • e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
  • Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país
  • ConecteSUS
  • funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

É válido relembrar que a campanha de vacinação contra o novo coronavírus também não foi inicialmente aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro. Nesse momento, o gestor tem sua equipe investigada pela CPI da covid sob acusação de propina na aquisição dos imunizantes.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.