Compras de Natal de última hora podem render! Saiba como receber parte do valor gasto de volta

Nestas compras de Natal, um dos benefícios aos consumidores é o cashback oferecidos pelas lojas. Mas você sabe o que é cashback? É o dinheiro que o consumidor recebe “de volta” após efetuar uma compra. O cashback está se tornando um dos principais atrativos das marcas para atrair os consumidores e no movimento de digitalização das vendas. Entenda tudo sobre cashback a seguir.

Como a função está se tornando cada vez mais popular, é comum que dúvidas comecem a aparecer. Entenda abaixo tudo sobre o sistema e como aproveitá-lo:

O termo é exatamente o que sugere a tradução livre: dinheiro de volta. Ao efetuar uma compra, o consumidor recebe uma parte do dinheiro pago de volta. Cada plataforma define o quanto dará de cashback.

O dinheiro que volta para o consumidor pode ficar armazenado no site ou aplicativo e pode ser usado para abate o valor de compras futuras. Também é comum conceder cashback através de cupons de desconto. Em alguns casos, o dinheiro pode ser sacado.

  • Vantagens do cashback

Tem coisa melhor do que comprar algo e receber uma parte do valor pago de volta? É exatamente isso que acontece. A ferramenta é uma maneira de economizar dinheiro na próxima compra, uma vez que o saldo fica armazenado no site ou aplicativo e você pode utilizá-lo como um desconto automático.

  • Como funciona o cashback?

Como forma de entender melhor o funcionamento do benefício, vamos utilizar como exemplo o modelo de negócios utilizado pelo Méliuz 

O processo é bem simples. As lojas parceiras pagam uma taxa para anunciar no site e no app do Méliuz e a plataforma divide este valor com o consumidor.

Desta forma, tanto o consumidor como a loja e a plataforma ganham. O Méliuz fica com parte da comissão, a loja impulsiona suas vendas, e o consumidor, que recebe cashback sempre que compra utilizando o Méliuz.

  • Como as empresas se beneficiam

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem se aproveitar de boas estratégias para ganhar destaque. O cashback se tornou uma destas estratégias que chama a atenção dos compradores.

Oferecer este benefício pode ainda fidelizar os clientes e estimulá-los a comprar novamente, afinal, nada melhor do que receber parte do que gastou de volta né?  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.