Pretende alugar um carro no final de ano? Confira dicas para não correr o riscos

Pontos-chave
  • Procura por carros alugados está em alta
  • Locadoras não estão dando conta de atender pedidos
  • Alternativa é procurar locadoras menores

O período de fim de ano chegou e muitas pessoas saem de ferias. Porém, quem não se programou e deseja alugar um carro para viajar podem ter dificuldades. O país possui uma frota de cerca de 1 milhão de carros para locação, porém a procura é superior a oferta. 

“O déficit de veículos para o setor de locação está em torno de 600 mil veículos”, disse Paulo Miguel Junior, presidente do Conselho Nacional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).

Em meio a pandemia, a procura pela locação de carros cresceu. Foi um período em que as pessoas que estavam sem carro próprio queriam se locomover sem a necessidade de pegar ônibus ou avião. Simultaneamente, a alta procura causou uma demora para obter novos carros e reforçar a frota. 

A causa da demora foi a crise enfrentada pela indústria automobilística em meio a pandemia do coronavirus. Diversas fábricas foram fechadas atrasando a produção. Já neste ano, um novo problema: a falta de chips semicondutores.

A partir da retomada econômica, o setor entrou num tipo de fila por semicondutores, que também são usados na produção de vários aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, televisores, cartões de crédito e muito mais.

“O prazo de entrega de um carro de uma montadora para as locadoras está acima de 90 dias. Em alguns casos, chega até a 360 dias”, afirmou Miguel Junior, da ABLA. O preço  dos carros zero quilômetro também estão mais altos. Segundo a Tabela Fipe, o preço  médio dos carros novos no Brasil cresceu 25% entre outubro de 2020 a setembro deste ano.

Locadoras sem carros disponíveis 

A segunda maior locadora no segmento rent a car no Brasil, a Unidas, não está mais aceitando reservas de carros para o natal ou Ano novo em quase 250 lojas. 

“Não somente a  gente, mas locadoras do mundo inteiro estão com o número de carros muito inferior ao que precisaria ter. Se não fosse essa restrição na compra de novos automóveis, acredito que a Unidas poderia ter uma frota 50% maior do que tem hoje porque há demanda”, disse Carlos Sarquis, head de Rent a Car (RAC) da Unidas.

Esta demora para aquisição de novos veículos causou um envelhecimento  sa frota de 70 mil carros da empresa. “A idade média dos carros costumava ser de seis meses. Todo mês, mais de 10% dos carros eram novos. Hoje em dia, a idade média dobrou. Isso era algo impensável, que foge dos nossos padrões de qualidade”, explica Sarquis.

A projeção é que a situação só esteja um pouco melhor a partir de meados de janeiro. A dica de Miguel Junior, do ABLA, é que se você deseja alugar um carro é antecipar o máximo possível os feriados. 

Quem tem a intenção de alugar por um período mais longo, no modelo de carro por assinatura, também pode enfrentar dificuldades. 

“Nesses casos, as empresas estão pedindo um prazo entre 90 e 120 dias para liberar uma unidade”. disse.

Alternativa 

Para as pessoas que não se programaram para este período, a alternativa é procurar as pequenas locadoras. “As pessoas tendem a ir nas mais conhecidas. Então, pode ser que ainda haja disponibilidade nas menores”, exemplifica Miguel Junior. Porém, ele reforça  o cuidado que é necessário para não alugar de pessoas ou empresas que não são locadoras formalmente constituídas e que podem trazer problemas para o consumidor.

Uma outra alternativa é buscar em aplicativos de carsharing. Neste tipo de compartilhamento de veículos, muitos carros são utilizados em curtos períodos. O ponto negativo é que na maioria dos serviços no Brasil não é possível fazer reserva e nem todos eles estão disponíveis em todas as regiões.

Já quem não se importa em viajar com outras pessoas, ainda contam com a opção de pegar uma carona nos aplicativos BlaBlaCar e Waze Carpool.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.