INSS, Correios e bancos funcionam na véspera de Natal? Veja o que abre e o que fecha dia 24/12

Na próxima sexta-feira (24) é véspera de Natal e mesmo não sendo feriado muitos cidadãos ficam em dúvida sobre o funcionamento de alguns serviços e a abertura de alguns órgãos. Diante disso, é necessário ver cada situação para saber se haverá atendimento.

O Natal cairá no sábado, porém, é na véspera que as comemorações acontecem. Diante disso, alguns comércios e órgãos e serviços já não funcionam no dia 24. Porém, como não se trata de um ferido, a decisão será da empresa ou órgão. Veja como será o funcionamento do INSS, bancos, Correios e comércio neste dia.

Segundo a Febraban (Federação Nacional dos Bancos), as instituições financeiras não irão funcionar no feriado. Já na véspera de Natal o funcionamento acontecerá nos seguintes horários:

  • Estados com horário de Brasília: das 9h às 11h;
  • Estados que têm 1 ou 2 horas de diferença em relação a Brasília: das 8h às 10h.

A Febraban lembra que, mesmo no feriado, os canais digitais e caixas eletrônicos estarão disponíveis. Essas ferramentas oferecem, basicamente, todos os serviços bancários. Já para pagamentos, as contas de consumo vencidas no feriado poderão ser pagas sem acréscimo no dia útil seguinte.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que todas as agências de atendimento do país irão funcionar das 7h às 13h na véspera de Natal. Porém, apenas os agendados para essa data serão atendidos.

A Central de atendimento do INSS 135 também terá o horário de funcionamento reajustado, passando a funcionar no dia 24 das 7h às 19h. Segundo o órgão, segurados que necessitarem de serviços e requerimento de benefícios podem utilizar o site ou aplicativo Meu INSS.

Os shoppings de todo o país ficarão abertos das 10h às 18h no dia 24 e o comércio de rua deverá fechar até esse limite de horário. Já no dia 25 apenas supermercados, farmácias e postos de combustíveis poderão abrir.

Os Correios irão funcionar no dia 24 das 9h às 14h e a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) estará disponível das 8h às 14h. Porém, no dia de Natal as agências não vão abrir funcionando apenas os atendimentos pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou pelo chat no site dos Correios.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.