Segundo dados liberados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), nos últimos três meses de 2021 pelo menos 30% dos brasileiros desempregados estavam buscando por uma vaga de emprego já há dois anos. Antes de começar uma nova busca no próximo ano, confira no guia profissional o top 10 de profissões mais requisitas.
Claro que para conseguir uma boa vaga de emprego, além de tantas outras, as suas qualidades e aptidões são o principal diferencial. Mas, que tal começar a buscar no lugar certo? Escolhendo profissões que vão render os maiores e melhores salários.
Para a grande maioria das contratações em 2022, pede-se curso superior e outras atribuições ao currículo, como fluência em inglês. Se você ainda não possuí nem um nem outro, esta é a hora de começar a investir nos seus estudos.
Profissões mais contratadas em 2022
Em uma matéria publicada pelo Jornal Valor, as consultorias Cia de Talentos, Hays e Talenses listaram os principais cargos que devem estar em alta no mercado de trabalho ao longo de 2022.
- Analista de dados;
- Cientista de dados;
- Data Protection Officer (DPO);
- Desenvolvedores digitais;
- Desenvolvedores de software;
- Diretor de ESG;
- Engenheiro de Dados;
- Gerente de Compras;
- Gerente de Marketing;
- Gerente de vendas.
Além de profissionais que atuam no RH, marketing, vendas, comércio, agro e tecnologia. Principais setores que devem crescer e contratar mais a partir de 2022.
Como encontrar uma vaga de emprego
Mesmo que você não esteja capacitado para atuar dentro de uma dessas áreas listadas, não precisa se preocupar e deixar de procurar por uma oportunidade. Outros setores devem continuar contratando funcionários.
Mas, para que a empresa te encontre você precisa saber onde buscar por uma vaga de emprego. Online os melhores locais são:
- Site da empresa desejada;
- LinkedIn;
- Vagas.com;
- 99Jobs;
- Empregos.com;
- Empregar Brasil;
- Catho.
Na procura presencial, no porta a porta, procure por:
- RH da empresa;
- Associação comercial do município;
- Unidade do Ministério do Trabalho;
- Balcão de empregos;
- Diretamente com o gerente da marca.
E tem mais, diante da necessidade de contratação das empresas, você deve estar o melhor preparado possível para o mercado de trabalho.
Faça cursos online, competições acadêmicas, procure ampliar seu network, participe voluntariamente de atividades em grupo e incremente seu currículo para se destacar.