Guia profissional 2022: Top 10 profissões para atuar no próximo ano

Segundo dados liberados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), nos últimos três meses de 2021 pelo menos 30% dos brasileiros desempregados estavam buscando por uma vaga de emprego já há dois anos. Antes de começar uma nova busca no próximo ano, confira no guia profissional o top 10 de profissões mais requisitas.

Claro que para conseguir uma boa vaga de emprego, além de tantas outras, as suas qualidades e aptidões são o principal diferencial. Mas, que tal começar a buscar no lugar certo? Escolhendo profissões que vão render os maiores e melhores salários.

Para a grande maioria das contratações em 2022, pede-se curso superior e outras atribuições ao currículo, como fluência em inglês. Se você ainda não possuí nem um nem outro, esta é a hora de começar a investir nos seus estudos. 

Profissões mais contratadas em 2022

Em uma matéria publicada pelo Jornal Valor, as consultorias Cia de Talentos, Hays e Talenses listaram os principais cargos que devem estar em alta no mercado de trabalho ao longo de 2022.

  1. Analista de dados;
  2. Cientista de dados;
  3. Data Protection Officer (DPO);
  4. Desenvolvedores digitais;
  5. Desenvolvedores de software;
  6. Diretor de ESG;
  7. Engenheiro de Dados;
  8. Gerente de Compras;
  9. Gerente de Marketing;
  10. Gerente de vendas.

Além de profissionais que atuam no RH, marketing, vendas, comércio, agro e tecnologia. Principais setores que devem crescer e contratar mais a partir de 2022.

Como encontrar uma vaga de emprego

Mesmo que você não esteja capacitado para atuar dentro de uma dessas áreas listadas, não precisa se preocupar e deixar de procurar por uma oportunidade. Outros setores devem continuar contratando funcionários.

Mas, para que a empresa te encontre você precisa saber onde buscar por uma vaga de emprego. Online os melhores locais são:

  • Site da empresa desejada;
  • LinkedIn;
  • Vagas.com;
  • 99Jobs;
  • Empregos.com;
  • Empregar Brasil;
  • Catho.

Na procura presencial, no porta a porta, procure por:

  • RH da empresa;
  • Associação comercial do município;
  • Unidade do Ministério do Trabalho;
  • Balcão de empregos;
  • Diretamente com o gerente da marca.

E tem mais, diante da necessidade de contratação das empresas, você deve estar o melhor preparado possível para o mercado de trabalho.

Faça cursos online, competições acadêmicas, procure ampliar seu network, participe voluntariamente de atividades em grupo e incremente seu currículo para se destacar.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.