Itaú Cultural e UFRGS lançam edital para mestrado profissional na área da Economia Criativa

Segunda turma do mestrado profissional oferecida em parceria entre o Itaú Cultural e a UFGRS abre inscrições em breve. Pessoas de todo o país podem participar; saiba mais agora.

Itaú Cultural e UFRGS lançam edital para mestrado profissional na área da Economia Criativa
Itaú Cultural e UFRGS lançam edital para mestrado profissional na área da Economia Criativa (Imagem: FDR)

No início desse mês de dezembro o Itaú Social e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgaram o edital para seleção de estudantes da segunda turma do Mestrado Profissional em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas 2022-2023.

Mestrado profissional do Itaú e UFRGS

A seleção vai preencher 30 vagas gratuitas, sendo 50% destinada às ações afirmativas.

A ideia da parceria com essa oferta é possibilitar que o conhecimento econômico seja aplicado, tanto de forma teórica quanto prática nos estudos sobre cultura e indústrias criativas; construir uma base sólida e estruturada de referências sobre políticas culturais, de maneira a qualificar a discussão de forma simples e direta, mas rigorosa; produzir materiais que sirvam para análises profundas de estatísticas econômicas relativas à cultura e às indústrias criativas; e, por fim, estimular a discussão sobre o tema a partir de experiências internacionais selecionadas.

A previsão é de que as aulas comecem março de 2022; o curso é presencial.

Mas, por conta da pandemia, os encontros de discussão acontecerão remotamente.

O que possibilita que pessoas de todo o país se inscrevam e tenham um tempo para programar a mudança.

O curso é voltado as pessoas que possuem graduação de nível superior reconhecido pelo MEC em qualquer área.

Além disso, pessoas que já trabalharam na formulação de políticas públicas e privadas ou ainda na gestão de indústrias criativas também podem se inscrever.

Os 30 participantes serão selecionados em duas fases, são elas:

Prova, que acontecerá remotamente e abordará a bibliografia que está descrita no edital, e análise de projetos, nessa etapa também serão realizadas entrevistas virtuais.

 Inscrições

O período de inscrições vai de 10 a 23 de janeiro de 2022 e elas poderão ser feitas através do site Itaú Cultural, elas são gratuitas para todos os participantes, lembrando que cada pessoa pode cadastrar apenas um projeto.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.