IPO nem sempre é lucro; novas empresas listadas na bolsa lideram perdas na Europa

Neste ano, os investidores que compraram papéis em ofertas públicas iniciais (IPO) perderam dinheiro no mercado de ações europeu. Segundo apurado pela Bloomberg, metade das 10 maiores quedas de 2021 no Índice Stoxx Europe 600 foram companhias que abriram capital nos últimos 15 meses.

As empresas presentes neste grupo são: THG Plc, Auto1 Group SE, Allegro.eu SA, Deliveroo Plc e InPost SA. Mesmo com o aumento de 19% do benchmark, houve queda de 39% ou mais.

Todas as companhias que estrearam negativamente operam ou atendem plataformas de comércio eletrônico. Apesar deste setor ter saído bem nos primeiros meses da pandemia de covid-19, houve uma diminuição no apelo — diante da reabertura das economias.

Além disso, diversas destas companhias surgiram com avaliações de mercado relativamente altas.

À Bloomberg, o chefe de pesquisa de ações europeias da Amundi SA, Luc Mouzon, alega que o que foi visto “é que quanto maior o volume, menor a qualidade”. Segundo ele, “este ano refletiu precisamente essa tendência”.

Com exceção da Deliveroo, os retardatários dos papéis recém-negociados registraram um salto inicial depois do IPO. No caso da Deliveroo, houve um desempenho negativo na estreia, sem recuperação adequada.

Mesmo que as preocupações macro tenham corroborado para o desempenho adverso, algumas questões específicas da empresa também prejudicaram o resultado.

A plataforma de entregas de alimentos Deliveroo e a plataforma de compras online THG foram afetadas por aspectos de governanças e valuation. Nesta segunda-feira (20), a THG foi retirada do Stoxx 600.

Os papéis da InPost foram afetados após a operadora de auto-postagem de pacotes — listada em Amsterdã — registrou guidance apontando volumes mais lentos de comércio eletrônico.

A gigante do comércio eletrônico da Polônia, a Allegro, foi pressionada pela alta da concorrência.

Perspectiva para investidores em IPO na Europa

Apesar deste cenário negativo em algumas empresas, ainda há outras que apresentam saldo positivo. Em 2021, das mais de 550 companhias que abriram capital na Europa, aproximadamente a metade aumentou em relação aos preços de oferta.

No próximo ano, os gestores de fundos ainda terão possibilidade de compensar as perdas. No primeiro trimestre de 2022, haverá diversas novas ofertas.

O chefe de mercados de capital de ações estratégicos da Natixis SA para a França e região do Benelux, afirma que “em todos os aspectos, ainda há um apetite muito forte por listagens de alta qualidade.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.